•  
     

Intel e Nvidia disputam mercado nascente da web móvel

A Nvidia e a Intel revelaram iniciativas de expansão no mercado nascente de aparelhos móveis de acesso à internet, tomando por alvo um segmento relativamente inexplorado já que o crescimento em outros setores foi prejudicado pela recessão.

A Intel anunciou que a LG Electronics usará sua plataforma de hardware "Moorestown" e o software Moblin 2.0, baseado no Linux, para desenvolver um MID, um aparelho móvel de acesso à internet, que deve ser maior que um celular ou celular inteligente, mas menor que um netbook.

E a maior projetista mundial de placas gráficas está lançando a série de chips Nvidia Tegra 600, que podem ser usados em MIDs vendidos por apenas US$ 99 e equipados com baterias com duração de até 15 horas, disse Michael Rayfield, gerente geral da divisão de aparelhos móveis do grupo.

A empresa está discutindo atualmente com diversos fabricantes e um aparelho equipado com o novo chip Nvidia deve estar à venda já no terceiro trimestre. Os defensores dos MIDs argumentam que esses aparelhos oferecem uma forma barata de acesso à internet para assistir a vídeos, enviar mensagens instantâneas, ler e-mails e utilizar diversos aplicativos, sem que os usuários precisem digitar nas teclas minúsculas dos celulares ou carregar um netbook, que basicamente é um laptop de menor porte.

"Há muita coisa anunciada para levar o mercado de aparelhos móveis na direção em que ele deveria ter seguido já há muito tempo", disse Jim McGregor, vice-presidente de estratégia de tecnologia na In-Stat.

A Nvidia está negociando a fabricação de MIDs com seus chips junto a diversas empresas, disse Rayfield, sem revelar os nomes das companhias envolvidas. Mas Rayfield acrescentou que uma dessas companhias poderia demonstrar um protótipo no estande da Nvidia na feira Mobile World Congress, em Barcelona.

Produtos como esses estariam prontos para o mercado já no terceiro trimestre, acrescentou Hector Marinez, porta-voz da Nvidia.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... movel.html