•  
     

inFamous

Quando a Sony revelou que o estúdio Sucker Punch, responsável pela excelente série de plataformas Sly Cooper, estava a trabalhar num jogo completamente novo, quem jogou Sly, ficou na esperança que este fosse a quarta aventura do Guaxinin ladrão agora nos palcos da PS3, no entanto as primeiras imagens reveladas mostraram um jogo totalmente novo que misturava acção, aventura e plataformas num ambiente aberto e livre à exploração. Assim nasceu inFamous

No entanto e há mesma altura surgiu um jogo no horizonte com a mesma premissa do novo jogo da Sucker Punch, com o nome de Prototype, o que dividiu algumas opiniões em termos de qualidade dos vídeos e imagens mostradas. Mas o assunto mais debatido foi sem dúvida a semelhança gritante entre os dois títulos.

Foi com alguma curiosidade que recebemos a versão beta de inFamous e conseguimos ter o primeiro contacto com o que a nova série da Sucker Punch têm para oferecer. E o primeiro contacto não podia ter sido mais positivo.

Antes de mais é necessário explicar a trama de inFamous. Cole McGrath, o personagem principal, é um estafeta que ao transportar uma encomenda, não sabe que está é uma bomba que acaba por detonar destruindo parte da cidade. Quando Cole recupera os sentidos, descobre que é o único sobrevivente da explosão e adquiriu através desta a capacidade de controlar electricidade, no entanto como único sobrevivente, recai sobre ele as suspeitas de terrorismo.
inFamous - Choque eléctrico
Com a cidade em caos e a polícia enfraquecida, vários gangs começam a dominar as

infamous.jpg
infamous.jpg (54.76 KiB) Visto 141 vezes


ruas pela força ao que se junta uma praga que começa a alastrar pelos sobreviventes. Neste situação, Empire City é colocada sobre quarentena e isolada pelo Estado.

A demo vem dividida em 3 segmentos. No primeiro, somos apresentados à personagem principal, Cole McGrath e dois dos seus aliados, Zeke, o típico labrego desleixado gozão com manias de conspiração, e Trish, a ex-namorada de Cole, uma médica que procura ajudar todos ao seu alcance no meio do caos de Empire City. Esta missão serve como que um tutorial que nos ensina a usar alguns dos poderes de Cole, que passam pelo uso das suas habilidades eléctricas. De seguida somos levados para a rua através do aviso de uma TV pirata para recuperar comida lançada pelo Estado. Aqui ficamos a saber que Cole consegue saltar de zonas elevadas sem sofrer danos, assim como trepar todo o tipo de superfícies, desde postes, a paredes e até vigas. A personagem é extremamente ágil e os controlos, mesmo nesta fase já estão bem afinados.

As ruas encontram-se cheias de pedestres e destroços a fazer lembrar os cenários dos filmes de catástrofe e conseguimos sentir o ambiente de aflição e até de desconforto que paira no ar. Até chegar à comida, Cole e Zeke conversam enquanto percorrem a cidade e aqui também já podemos ouvir as vozes em português que vão ser usadas na versão final. É verdade que ainda continua a ser estranho ouvir vozes em português num jogo, mas estas são muito bem vindas e estão já com boa qualidade em inFamous.

infamous.jpg
infamous.jpg (48.64 KiB) Visto 141 vezes


Nesta parte da Demo conseguimos ainda experimentar o sistema de combate, que usamos para combater um Gang que vêm roubar a comida para si, Cole usa tanto combate corpo a corpo, como de longo alcance recorrendo à electricidade. A electricidade acumulada vai-se extinguindo quando usada mas os cenários oferecem vários pontos eléctricos para a abastecer. Os inimigos já mostravam uma inteligência satisfatória embora fossem claramente “carne para canhão”, sendo que cada inimigo confere alguma experiência à personagem quando abatido.

infamous.jpg



Quando todos os inimigos são eliminados, é dada a opção de partilhar a comida com os outros habitantes ou então matar alguns para assustar os outros e assim ficar com toda a comida. Esta decisão afecta o Karma da personagem, algo crucial em inFamous, levando-a para para o lado do mal ou do bem consoante as vossas acções e escolhas.
No fim deste segmento da Demo fomos brindados com mais uma parte de história, que é apresentada através de tiras de banda desenhada com um tom sombrio.

As outras duas partes da Demo mostravam a entrada de Cole numa prisão de alta segurança e uma luta contra uma Boss possuída pelo vírus. O segmento da prisão deixava-nos experimentar alguns dos poderes conferidos pelo lado corrupto, em que a electricidade ganha uma cor avermelhada, para percorrer um cenário essencialmente dedicado às plataformas. Quando a lutar contra o Boss fomos obrigados a seguir um padrão e realizar várias acções para vencer, evitando a agua no chão que acaba por enfraquecer Cole (e até matar quando em grande quantidade).

infamous.jpg
infamous.jpg (29.93 KiB) Visto 141 vezes



inFamous - Curar pessoas
InFamous foi sem dúvida uma boa surpresa, o nível de expectativa não era o mais elevado, e como tal, conseguiu acordar-nos para aquele que promete ser um dos grandes exclusivos da PS3 para este ano. A componente gráfica está bem conseguida, o áudio e vozes em português são bons e a jogabilidade parece afinada, algo impressionante, especialmente quando vemos que na realidade este continua a ser um jogo de plataformas, numa cidade semelhante à de GTA 4, e quase todas as áreas são acessíveis. Ficamos à espera da versão final para saber se Cole McGrath se transforma num dos grandes nomes dos videojogos.

infamous.jpg
infamous.jpg (12.17 KiB) Visto 141 vezes




Fonte: http://ez.mygames.pt/ps3/accao/infamous ... mous-1193/