•  

Ilusão de ótica

Olhe bem para esta imagem: o desenho não lembra um monte de cobras enroladas? Veja aí: uma em cima da outra!

ilusão de Ótica.jpg
ilusão de Ótica
ilusão de Ótica.jpg (81.74 KiB) Visto 2466 vezes

“Eu estou vendo como se fosse a língua de uma cobra, naquele do canto, em cima”, diz Alex Grinstein, de 8 anos.

Pois bem, a pergunta desse teste é: as cobrinhas estão paradas ou se mexendo? Preste bem atenção!

"Parece máquina de relógio que fica girando, assim, um para cada lado”, comenta a empresária Sílvia Grinstein.

Os círculos parecem girar, não é? Mas acredite: eles estão parados! Será mais um caso de ilusão?

Correto! Nós temos uma ilusão de movimento olhando para essa imagem. Mas, se a imagem está paradinha na tela, o que, de fato, está se mexendo? Os nossos olhos!

Sim, a gente nem percebe, mas nossos olhos se mexem o todo tempo. São movimentos com esse nome complicado aí: "micro nistagmos".

“Micro nistagmo é o movimento leve, de cada um dos olhos, sempre acontecendo. Quando os olhos se movimentam no micro nistagmo, você tem a possibilidade de ver em movimento alguns objetos que estão parados. Isso é fundamental para a manutenção da visão”, explica o médico Rubens Belfort, do Instituto da Visão da Unifesp.

Sem esses movimentos involuntários, a gente iria enxergar muito mal. Usando a imagem do teste, vamos simular o que aconteceria com a nossa visão, caso os nossos olhos estivessem absolutamente parados.

Nos primeiros dez segundos, a gente veria as cores e as formas, perfeitamente, mas sem essa falsa impressão de que as cobras estão girando. Logo depois, a imagem começaria a perder a definição. As cores ficariam cada vez mais fracas; e o desenho, cada vez menos nítido até se apagar, lentamente. Assim:

ilusão.jpg
ilusão
ilusão.jpg (20.71 KiB) Visto 2466 vezes

Vamos ver se a falsa sensação de movimento se repete? Esses grãozinhos na tela aí em baixo estão parados, não estão?

--.jpg
--.jpg (74.84 KiB) Visto 2466 vezes

"Não está parado. Eu não consigo ver parado. Eu consigo ver em movimento", diz a empresária Ana Katz.

Como assim, movimento? “Ondas", diz Ana. "Tipo aquela mísica: ‘Olha a onda, olha a onda”, comenta, rindo, Raphael Katz, de 8 anos.

É mais ou menos o que acontece com os pontinhos azuis abaixo. Você não tem a impressão de que eles estão girando em torno de três cilindros?

~~.jpg
~~.jpg (62.41 KiB) Visto 2466 vezes

"Isso são tubos, rodando", palpita uma mulher.

“Parecem tubos, assim, de máquina de tecido", diz outra.

"Todos esses testes são semelhantes no sentido de propor uma imagem que engana o cérebro. O cérebro é enganado à medida que você oferece a ele, através dos olhos, um esquema de imagens, formas e de padrões repetitivos. Nós estamos frequentemente enxergando coisas diferentes da realidade e algumas vezes essas imagens falsas ficam para sempre", afirma o médico Rubens Belfort.

Portanto, fique tranqüilo, pois ilusões na vida todo mundo tem!

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... OTICA.html

legal