•  
     

Hubble fotografa galáxia se desmanchando

O Telescópio Espacial Hubble fotografou duas galáxias que estão perdendo porções gigantescas de sua massa por meio de um processo conhecido como "esvaziamento por pressão de arrasto."

O fenômeno, que faz com que as galáxias pareçam estar explodindo, ocorre quando elas se afastam rapidamente do centro de um aglomerado de galáxias em direção às suas bordas.

A pressão de arrasto é a força que resulta quando alguma coisa move-se através de um fluido. Ela pode ser percebida, por exemplo, pela brisa que você sente em seu rosto quando anda de bicicleta, mesmo em um dia totalmente sem vento.

No contexto galáctico, a pressão de arrasto é percebida quando galáxias localizadas na parte central de um aglomerado movem-se rapidamente através do chamado meio intra-aglomerado - uma "corrente" de raios X extremamente quente -

Virgem

Quando a galáxia se movimenta contra esse fluxo de raios X, ele arranca gases de seu interior. O processo é tão dramático que pode até parar o processo de formação de estrelas no interior da galáxia.

A galáxia espiral NGC 4522 está localizada a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra e é um exemplo espetacular de uma galáxia espiral que está sendo despojada dos seus gases.

A NGC 4522 é parte do aglomerado de galáxias de Virgem e o seu rápido movimento no interior do aglomerado resulta em fortes "ventos" que a atravessam, deixando seus gases para trás. Os cientistas estimam que a galáxia está se movendo a mais de 10 milhões de quilômetros por hora.
Anexos
010130091001-galaxia-explodindo.jpg
 
q masssa

daora
 
oh fuck !
 
coisas legais q acontecem e ninguem sabe
 
verdade garbo
eu acho o espaço impressionante
 
mmt bomm
 
Imagens maravilhosas...

Realmente a criação do universo foi espetacular!
 
NOSSSAAA ...

QUE TRECO DOIIDO ..

MAS PASSA
 
MTO LOKO ANUBISS
STARSCREANN EH _____
 
Muito massa eu quero fazer faculdade de Astronomia e isso e muito masssa mesmo

__________
Serve 3: cs.acemprol.com:27017
__________
Metas:
[ ] Ser da Família ACEMPROL
[ ] Ser ADM do serve 3