•  
     

História do açúcar

acucar.jpg
Aspecto de um açúcar industrializado.
acucar.jpg (7.25 KiB) Visto 747 vezes


O açúcar surgiu na Índia onde era chamado de sal indiano. Durante muitos séculos o açúcar ocupou um lugar de destaque no comércio mundial.

Hoje existe uma infinidade de alimentos que em suas receitas utilizam o açúcar para proporcionar o sabor doce às comidas. Antes do surgimento do açúcar, as únicas fontes de sabor doce do mundo eram oriundas do mel e da cana.

Por volta de 325 A.C o caldo de cana foi conhecido por um paladar ocidental, isso ocorreu quando Niachos, soldado de Alexandre o Grande passou por um vale indo com a missão de conquistar a Índia ao leste. Ele observou alguns nativos ingerindo caldo de cana fermentado, a partir daí esse passou a ser importado por Gregos e Romanos.

A expansão do açúcar pelo mundo ocorreu principalmente nas cruzadas. O açúcar até o século XVII era considerado produto de luxo devido ao alto valor e por causa de sua raridade, nesse período o açúcar era usado como medicamento contra a peste negra.

Em algumas cerimônias reais nos séculos XV e XVI eram produzidas grandes esculturas de açúcar no formato de palácios e navios.
Somente com a descoberta da América foi que açúcar tornou-se acessível a todas as camadas da sociedade, pois houve um aumento na produtividade do produto.

Composição e modo de preparo

O açúcar é formado por carboidratos, moléculas formadas por átomos de carbono, responsável pela glicose que fornece energia ao organismo.

O açúcar é produzido utilizando como matéria-prima a cana, que é moída, extraindo o suco, que é popularmente chamado de garapa, mistura-se cal para torná-lo mais branco, a água se evapora restando os cristais, logo são retirados as impurezas em uma máquina e assim termina o processo de fabricação do açúcar.

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidade ... acucar.htm