•  
     

História DE PORTUGAL

Portugal (Portucale) é uma das mais antigas nações da Europa pois tornou-se independente no século XII, precisamente em 1143 e o seu primeiro rei foi D.Afonso Henriques.

O período logo após a independência foi ocupado pelas conquistas do território aos Mouros as quais terminaram em 1254 com a conquista de Faro. A cobiça de Castela foi também uma constante neste período da nossa História. Foi a batalha de Aljubarrota em 1385 que veio definitivamente afastar as pretensões castelhanas ao trono português, com a vitória do exército de D.João I.

O período das Descobertas correspondeu a uma época de glória da História de Portugal e as riquezas chegavam da India, do Japão, da China, da África e posteriormente do Brasil. No século XVI e devido às pressões da Espanha, Portugal vai instalar a "Inquisição" o que trouxe como resultado a expulsão dos judeus e criou um vazio enorme nas relações de Portugal com os vários entrepostos comerciais . Este declínio comercial vai culminar com a derrota militar do exército português em Africa, a morte do rei D.Sebastião e a consequente perca da independência.


portugal.JPG
portugal.JPG (19.68 KiB) Visto 1558 vezes


Junto com o rei estava a fina flor da aristocracia portuguesa e por isso fortunas foram pagas como resgate o que debilitou ainda mais o país. O herdeiro ao trono português que reunia as maiores condições era o rei de Espanha, daí que, de 1581 a 1640 Portugal perdeu a sua independência. Em 1640 foi posta a ferros a representante do rei de Espanha e Portugal declarou de novo a sua independência. O Duque de Bragança tornou-se assim o primeiro rei da dinastia de Bragança.

No fim do século XVII e início do século XVIII descobriram-se as minas de ouro no Brasil o que vai inaugurar uma nova época de grande riqueza em Portugal. Este período corresponde também ao estilo barroco, caracterizado por uma decoração exuberante e um uso intenso da talha dourada .

O grande tremor de terra de 1755 destruiu uma grande parte da cidade de Lisboa assim como várias localidades no Algarve e no centro de Portugal. O Marquês de Pombal, primeiro-ministro do rei D. José foi o grande responsável pela reconstrução da cidade baseada num plano geométrico.

Em 1807, o exército napoleónico chegou a Portugal e a família real fugiu para o Brasil. Decorreu um período durante o qual Portugal pediu ajuda a Inglaterra no âmbito do Tratado de Windsor, para expulsar o invasor. Foi então que Wellington veio ajudar a comandar o exército português que obteve a grande vitória na Batalha do Buçaco. Desta ajuda prestada a Inglaterra tirou grandes vantagens comerciais.

A segunda metade do século XIX será já marcada por graves problemas económicos e políticos que vão culminar com o regicídio de 1908. O rei D.Manuel II sê-lo à sómente até 1910 pois a 5 de Outubro, Portugal torna-se numa República e inicia mais um período difícil da sua História. Durante a 1ª Grande Guerra Portugal vai lutar ao lado dos Aliados e enfrentar uma grave situação económica.

Em 1926 António de Oliveira Salazar torna-se Ministro das Finanças e posteriormente Primeiro Ministro . Foi também responsável pela instauração da Ditadura em Portugal a qual só terminou em 1974 já depois da sua morte(1970). A Revolução de 1974 é conhecida como "Revolução dos Cravos" e acabou também a Guerra que a ditadura mantinha nas colónias e que matou milhares de jovens soldados na Guiné, Mocambique e Angola.

Em 1974 e 1975 Portugal deu a independência a estas antigas colónias que são hoje países independentes onde a língua oficial é o portugês. Timor Leste é hoje um jovem país depois de durante anos ter conhecido a ocupação da Indonésia. Não esqueçamos no entanto que estes países conheceram períodos de guerra logo após a sua independência.


portugal.JPG



Depois de alguns anos de instabilidade política e económica Portugal começou um novo período da sua História , trilhando os caminhos da Democracia.




Fonte: http://www.portugal-virtual.net/portugu ... istory.htm