•  
     

História da Seleção Brasileira

A Fase Pré-Seleção
Antes de se formar oficialmente a Seleção Brasileira de Futebol para a primeira partida em 1914, houve no Brasil seis partidas disputadas na fase chamada de "pré-fase do selecionado brasileiro". Estas partidas, curiosamente, foram jogadas por combinados regionais brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo ou apenas um combinado do Rio de Janeiro) contra equipes do exterior (ao lado), não sendo computados nas estatísticas por vários historiadores, um erro.


Os jogos da Fase Pré-Seleção
31/07/1906 - Local: Velódromo/SP
Comb. Rio-São Paulo 0x6 África do Sul
07/07/1908 - Local: Velódromo/SP
Comb. Rio-São Paulo 0x4 Argentina
02/07/1912 - Local: Velódromo/SP
Comb. Rio-São Paulo 3x6 Argentina
10/07/1912 - Local: Laranjeiras/RJ
Comb. Rio-São Paulo 0x4 Argentina
09/09/1913 - Local: Campo do Botafogo/RJ
Comb. Carioca 1x0 Combinado de Portugal
16/09/1913 - Local: Campo do América/RJ
Combinado Carioca 2x1 Chile

A Seleção Brasileira de Futebol
Foi formada, oficialmente, com a fundação em 1914 da Federação Brasileira de Sports, a atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que adotou o nome atual em 1979. Antes porém, a CBF já se chamou Federação Brasileira de Futebol em 1915 e Confederação Brasileira de Desportos (de 1916 a 1979). No entanto, o primeiro presidente foi o Sr. Álvaro Zamith, que dirigiu a entidade de 20 de novembro de 1915 à 04 de novembro de 1916.

O primeiro uniforme oficialmente utilizado pela seleção brasileira data de 21 de julho de 1914, no primeiro jogo - considerado não oficial pela FIFA - contra a equipe inglesa do Exeter City. O Brasil jogou e venceu por 2 a 0 com a seguinte formação: Marcos; Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendereich, Osman e Formiga. O jogo foi realizado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro e os marcadores foram Oswaldo Gomes ( atleta do Fluminense/RJ) e Osman (do América/RJ). O primeiro título do selecionado brasileiro viria dois meses depois, numa disputa com a Argentina, o Brasil vence por 1 a 0 e leva a Copa Rocca. O Brasil formou com: Marcos; Pindaro e Nery; Legreca, Rubens Salles e Pernambuco; Millon, Oswaldo Gomes, Bartô, Friendereich e Arnaldo. Rubens Salles fez o gol brasileiro - o jogo foi realizado no campo do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires/ARG.

O primeiro distintivo na camisa apareceu no ano de 1917, com o escudo da antiga CBD, foi utilizado apenas na partida contra a Argentina, pelo campeonato Sul-Americano. Até então, o Brasil, jamais havia utilizado um distintivo em suas camisas. Neste mesmo ano, e pelo mesmo campeonato, a seleção utilizou uma camisa vermelha. É que os seus adversários, assim como o Brasil, entraram na competição com uniformes brancos, e o jeito foi fazer um sorteio e o Brasil teve de mudar o seu uniforme.

Em 1950 a CBD (atual CBF) sedia a Copa do Mundo com a participação de 13 seleções. Os estádios utilizados foram: Estádio do Maracanã/RJ (sediou 08 jogos); Estádio do Pacaembú/SP (06 jogos); Estádio da Independência/MG (03 jogos); o Durival de Brito/PR (02 jogos), o Estádio dos Eucaliptos/RS (02 jogos) e a Ilha do Retiro/PE (01 jogo).

No ano de 1954, um jovem gaúcho, de nome Aldyr Garcia Schlee venceu o concurso para escolha do novo uniforme com as cores da bandeira nacional. Surgia ali a camisa canarinho. Sua estréia ocorreu durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954.

Clubes e seleções regionais que vestiram a camisa canarinho
Dentre todos, apenas Atlético Mineiro, Corinthians, Internacional e Palmeiras foram as unicas equipes a representarem (vestirem) a camisa da Seleção Brasileira principal.
- Em 1956, a Seleção Gaúcha representou o Brasil nos Jogos Panamericanos, realizado no México, e tornou-se campeão.
- O Palmeiras vestiu a camisa Amarela do Brasil em um amistoso contra a Seleção do Uruguai no dia 07 de setembro de 1965 e venceu por 3x0 (gols de Germano, Rinaldo e Tupãzinho).
- O Corinthians representou o Brasil em um jogo contra o Arsenal da Inglaterra, em Londres, jogando de camisas Azuis, no dia 20 de novembro de 1965 e perdeu por 2x0.
- No final de 1968, o Galo representou a Seleção Brasileira em jogo contra a Iugoslávia, e venceu por 3 x 2, conseguindo uma grande virada após levar dois gols no começo da partida. >> veja o Poster
- Em 1984 o Internacional teve os 11 jogadores titulares representando a Seleção nas Olimpiadas dos Estados Unidos, trazendo a medalha de Prata.

Nestas páginas (clicando nos links) você encontrá diversas informações sobre o selecionado brasileiro. Vale lembrar que estaremos adicionando mais informações com o tempo.

Nota: A FIFA não reconhece os jogos contra clubes e seleções regionais como oficiais.




link: http://www.campeoesdofutebol.com.br/his ... leira.html