•  
     

História da Escova de Dentes

escovadente.jpg
escovadente.jpg (4.23 KiB) Visto 331 vezes


As primeiras escovas de dente surgiram há cerca de 3 mil anos a.C. no Egito. Eram feitas de ramos com as pontas desfiadas, essas pontas eram esfregadas nos dentes. Com o passar do tempo, a China desenvolveu no século XV uma escova feita com pêlos de animais amarrados a um pedaço de osso ou de bambu, mas observaram que tais pêlos estavam mofando e machucando a gengiva das pessoas e a partir daí os Estados Unidos começaram a estudar uma forma de melhorar a situação.

Em 1938, fabricaram as escovas de dente com cerdas de nylon. Eram macias e arredondadas permitindo limpar todos os dentes sem machucar as gengivas. Com o sucesso das novas escovas, outros modelos foram surgindo. Surgiram as cerdas macias para aqueles que preveniam possíveis machucados na boca e cerdas médias e duras para aqueles que acreditavam que eram melhores para limpar.

Hoje, dentre vários tipos de escovas existentes e de vários designes diferentes, vale lembrar que a escova precisa de alguns quesitos para fazer uma boa higienização. Entre eles, a durabilidade das cerdas quanto ao soltar da base e a forma das cerdas que devem ser adequadas.

Também é importante ressaltar que algumas bactérias se desenvolvem a partir dos restos de alimentos que ficam entre os dentes e a única maneira de evitar sua proliferação e outros danos bucais é com o uso da escova de dente.

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidade ... -dente.htm