•  
     

Hiroshima e Nagasaki, Homem é Reconhecido como Sobrevivente

Um homem japonês de 93 anos foi reconhecido oficialmente como a única pessoa que sobreviveu às duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com funcionários japoneses, Tsutomu Yamaguchi sofreu os ataques em Hiroshima e Nagasaki e teve o status de sobrevivente reconhecidos pelo governo japonês em ambos os ataques. Yamaguchi já havia sido certificado como um “hibakusha”, ou sobrevivente da radiação, da bomba “Fat Man” lançada em 9 de agosto de 1945, em Nagasaki. Agora, foi confirmado que também passou pelo ataque em Hiroshima, 3 dias antes.

Tsutomu estava em Hiroshima em negócios no dia 6 de agosto de 1945, quando um bombardeiro B-29 estadunidense lançou a bomba atômica denominada Little Boy, na cidade. Yamaguchi teve sérias queimaduras na parte superior do corpo e passou a noite na cidade.


bomba.jpg
bomba.jpg (25.37 KiB) Visto 13260 vezes



Quando retornou para sua cidade de origem, Nagasaki sofreu com o segundo ataque. Embora possa haver outros casos semelhantes, mas até agora, o idoso é o único reconhecido oficialmente como sobrevivente ás duas Bombas Atômicas.

Ter a comprovação de sobrevivência ao bombardeio garante compensações do governo à pessoa, como pagamentos mensais, check-ups gratuitos e custos funerários. Porém o valor recebido por Yamaguchi não terá aumento pelo fato de ele ter sobrevivido aos dois ataques, explicou o funcionário.

O Japão é o único país que sofreu ataques atômicos. Cerca de 140 mil pessoas morreram em Hiroshima e 70 mil em Nagasaki.

Yamaguchi é um dos 260 mil sobreviventes dos ataques, e que desenvolveram várias doenças por causa da exposição à radiação, incluindo cânceres e doenças no fígado. Não há informações sobre a saúde de Yamaguchi.

Milhares de sobreviventes lutam pelo reconhecimento oficial, após o governo declarar que não deve nada a eles. Tóquio abrandou no ano passado as exigências para conceder o status de sobrevivente, após críticas às regras que não abrangiam várias doenças que os médicos vinculavam à radiação.



VIDEO DA EXPLOSÃO EM HIROSHIMA




FOTOS DE HIROSHIMA APÓS O ATAQUE ATÔMICO

bomba.jpg


bomba.jpg


bomba.gif


bomba.jpg
bomba.jpg (40.13 KiB) Visto 13260 vezes
 
bomba.jpg


bomba.jpg


bomba.jpg


bomba.jpg
bomba.jpg (103.96 KiB) Visto 13258 vezes
 
bomba.jpg
bomba.jpg (61.06 KiB) Visto 13258 vezes

bomba.jpg
bomba.jpg (124.34 KiB) Visto 13258 vezes
 
VIDEO DA EXPLOSÃO EM NAGASAKI



FOTOS DE NAGASAKI APÓS OS ATAQUE ATÔMICO

bomba.jpg


bomba.jpg


bomba.jpg
bomba.jpg (89.55 KiB) Visto 13256 vezes