•  
     

Guerrilheiros de jardim

Jardinagem pode ser uma coisa muito perigosa. Sobretudo se você resolver largar as plantas do seu jardim e se aventurar…pelos terrenos de terra dura e mais ou menos abandonados que estão por toda parte.

Olhe ao seu redor, sua casa, linda, seu jardim impecável, mas logo ali na frente, um canteiro abandonado, uma pracinha jogada às traças e onde nenhuma criança vai porque os cachorros usam como banheiro…não é pena? Afinal, a rua, a praça, a cidade onde vivemos não são, de certa forma, também NOSSAS casas?

Em geral, na maioria dos lugares, mexer nos canteiros públicos pode dar confusão. Por isso mesmo, um grupo de ingleses — claro, não tem gente mais apaixonada por jardins do que eles — resolveu criar, há cinco anos uma ong de guerrilheiros do jardim!

Eles identificam esses pobres pedaços de terra dura e ressecada durante o dia, reúnem-se em grupos e saem à noite em verdadeira operação de guerra para cavar e afofar a terra e plantar mudas de plantas, flores ou, até, de árvores frutíferas!

Desde 2004, quando foi fundada por Richard Reynolds, a guerrilla gardening.org vem incentivando a formação de grupos de “guerrilheiros de jardim” e hoje a comunidade estendeu suas pás para outros países, EUA, Austrália, Suíça, Richard já tem um livro publicado sobre o tema, programa de TV, endereço no twitter e comunidade no Facebook com 1662 fãs!

Durante todo o mês de maio, os Guerrilla Gardeners estão convidando jardineiros com vocação para uma vida de perigos para sair plantando girassóis nos canteiros esquecidos do planeta. Se quiser saber mais sobre essa aventura, pode clicar aqui e conhecer a comunidade do evento no Facebook.

Agora, se o seu estilo é mais pacato, pouco afeito a corridas na madrugada fugindo da polícia, aproveite o final de semana e vá para o seu jardim mesmo (valem vasos no terraço, na cozinha…), afofe a terra, plante sementes — por que não de girassóis? — mudas, regue e, depois de tirar os sapatos cheios de lama, prepare uma xícara de chá e descubra porque os ingleses são malucos por jardim a ponto de virarem guerrilheiros: mexer na terra é a maior delícia!

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/emcasa/