•  
     

GRUPOS DE MÍDIA ACUSAM GOOGLE DE TIRAR PROVEITO DE SITES DE

NOVA YORK, 12 fev (AFP) - Vários grupos de mídia acusaram o site de buscas Google de tirar proveito de páginas na internet dedicadas a downloads de filmes pirata, vendendo-lhes anúncios publicitários, noticiou nesta segunda-feira o Wall Street Journal, citando fontes do setor.

O site respondeu na sexta-feira que tomaria medidas para impedir que isto aconteça.

Segundo o jornal, altos quadros das empresas News Corp., Viacom, Sony, NBC, Time Warner e Walt Disney acusaram o Google de ter orientado deliberadamente o tráfego na internet para sites de pirataria e ter vendido a eles anúncios publicitários.

O Google já havia reconhecido estes fatos durante um processo contra os criadores destes sites no fim de 2006, acrescentou o WSJ.

De fato, os dois sites em questão, EasyDownloadCenter.com e TheDownloadCenter.com, vendiam um programa de download a 29,95 dólares ao ano, destinado a buscar filmes e baixá-los da rede.

Apesar de não ter material pirateado, faziam promoção de filmes ainda em exibição nos cinemas e não disponíveis para ser baixados legalmente.

Seus fundadores, Brandon Drury e Luke Sample, foram levados perante um tribunal em Nova York em outubro de 2005 pelas grandes de Hollywood.

Na ocasião, afirmaram que em vista do forte tráfego de usuários que atraía, o Google os contatou para vender anúncios publicitários com palavras-chave (como "pirateados" ou "baixar o filme de Harry Potter"), continuou o WSJ. Um representante do site de buscas confirmou os fatos ao tribunal.

O Google obtém a maioria de seus lucros, graças à venda automatizada de palavras-chave, que se transformam em links publicitários.

Os dois sites questionados geraram 1,1 milhão de dólares em lucros entre 2003 e 2005, dos quais 809.000 foram destinados ao Google, segundo o jornal.

O gigante informático respondeu às grandes empresas que proíbe a seus anunciantes promover material sob direitos autorais e que pretende melhorar o sistema de verificação de publicidade.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0, ... 84,00.html