•  
     

Gripe Suína pode afetar seu computador

A gripe suína que assusta a América Central pode afetar seu computador. Calma, ainda não é uma mutação binária da gripe. O problema é que esse vai se tornar o tema favorito para spammers e malwares em geral.

Esse é o resultado de uma pesquisa da F-Secure, que alerta os usuários da internet que criminosos virtuais estão aproveitando a onda de notícias mundiais sobre a epidemia da Gripe Suína para infectar computadores visando ganhos financeiros.

Somente no fim de semana, os laboratórios da F-Secure descobriram o registro de 146 novos domínios na rede que contêm os termos "swine" e "flu". Entretanto, nenhum deles, aparentemente, contém algum tipo de malware, ou apresentaram risco ainda.

A previsão é que os criminosos virtuais iniciem uma onda de spams para tirar vantagem deste momento de estado de alerta mundial. Na maioria dos casos, esses e-mails estão carregados com algum tipo de worm, Trojan, ou phishing. Os cibercriminosos se aproveitam da fragilidade e apreensão dos usuários para infectá-los.

Segundo Gabriel Menegatti, Diretor de Tecnologia e Novos Negócios da F-Secure Brasil, “É muito comum vermos criminosos virtuais se aproveitando de tragédias para obter lucros financeiros. Na verdade, este é um dos métodos mais eficazes, pois geralmente se trata de assuntos de interesse e preocupação geral. A recomendação da F-Secure é que os usuários desconfiem de qualquer e-mail relacionado à Gripe Suína, mesmo vindo de pessoas conhecidas, e principalmente, não cliquem em links suspeitos”.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1434