•  

Gilmar Mendes: Tarso não tem 'competência' para opinar no ca

Gilmar Mendes: Tarso não tem 'competência' para opinar no caso Dantas

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira (14) que o ministro da Justiça, Tarso Genro, "não tem competência para opinar" sobre a atuação do tribunal no caso envolvendo o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity.

Dantas foi preso pela Polícia Federal na Operação Satiagraha no dia 8 de julho e solto por meio de um habeas corpus concedido por Mendes no dia 10 de julho. No mesmo dia, Daniel Dantas voltou a ser preso. Dois dias depois, voltou a receber um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo.

Gilmar Mendes respondeu a um questionamento sobre uma suposta crítica do ministro da Justiça, Tarso Genro. "Eu não tenho nenhum conhecimento da crítica. E também ele não tem competência para opinar sobre o assunto", respondeu o ministro do Supremo. Na última sexta, o ministro da Justiça não quis se manifestar e disse preferir se manter "neutro" em relação às decisões de Mendes de mandar soltar Daniel Dantas.

O ministro do Supremo comentou ainda a ação de procuradores que criticam Mendes em apoio a Fausto de Sanctis, o juiz que determinou a prisão do banqueiro por duas vezes.

"É natural que os procuradores fiquem contrariados com um eventual resultado de seu trabalho. Mas isso na verdade não justifica nenhuma outra medida. Eu não tenho medo de nenhum tipo de ameça ou retaliação", afirmou.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_N ... ANTAS.html