•  
     

GE está próxima de finalizar aquisição da fabricante tcheca

GE está próxima de finalizar aquisição da fabricante tcheca de motore

SÃO PAULO - A General Electric (GE) está prestes a completar a compra da fabricante de motores turboélice Walter Engines. A aquisição é parte da estratégia do conglomerado industrial de aumentar sua presença no mercado de aeronaves turboélice pequenas de até dois motores.



O processo de aquisição da fabricante tcheca foi detalhado em agosto do ano passado pela GE. Com sede em Praga, a Walter constrói o motor M601, principal concorrente do modelo PT6, da Pratt & Whitney, uma das maiores rivais da GE no mercado de turbinas a jato para aviões.



Atualmente, o M601 é utilizado em mais de 30 tipos de aeronaves em produção em todo o mundo. Apenas cerca de 15% dos motores da Walter são utilizados em aviões baseados na Europa e nos EUA. A predominância dessas unidades de propulsão é mais intensa em mercados emergentes, como os países do grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).



A GE afirma que seu plano com essa aquisição é investir capital financeiro e técnico na companhia tcheca. Fará parte do intercâmbio de conhecimento a experiência da GE com materiais, desenhos de turbinas e modelagem aeronáutica em três dimensões.



A partir da incorporação, a companhia passará a ser denominada Walter Aircraft Engines, e se tornará uma divisão da GE Aviation, o braço de equipamentos aeronáuticos da gigante norte-americana.



Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_N ... 56,00.html