•  
     

FRUTAS e suas PROPRIEDADES.

ABACATE - Protege as células, pois é rico em vitaminas A e E, que são antioxidantes. Beneficia as artérias pois ajuda a diminuir o colesterol.
ABACAXI - É rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais. Ajuda a reduzir inflamações e a acelerar a cicatrização. Contém bromelina que ajuda na digestão.
AÇAI - Energético, pois é rico em lipídios. Possui vitamina E, antioxidante que combate os radicais livres. Contem alto teor de pigmentos antocianinas, que ajudam na circulação.
ACEROLA - Fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico contra gripes e resfriados. Facilita a absorção do ferro, prevenindo a anemia. Contribui no combate aos radicais leves.
AGRIÃO - Contém fenetil de isocianato que combate as células cancerígenas. Possui iodo, essencial para o bom funcionamento da tireóide e vitamina B6, que previne a perda de memória.
AMEIXA - É recomendada para constipação intestinal por seu alto poder laxativo. Contém vitaminas do complexo B, que ajudam a evitar problemas de pele.
AMORA - Alta concentração de cálcio e contém pectina que ajuda na redução do colesterol. Além disso, é rica em ácido elágico, que possui ação anticancerígena.
BANANA - Aprenseta boas qualidades de vitamonas do complexo B e por ser rica em potássio, ajuda a regular a pessão sanquínea.
BERINJELA - Auxilia na digestão e combate o colesterol. Contém fenóis que atuam como antioxidante e apresentam atividade antiflamatória. As antocianinas atual no combate aos radicais livres.
BETERRABA - Possui alto teor de potássio, ajudando, assim, no controle da pressão arterial. Apresentam também antocianinas que são pigmentos com função antioxidante.
CACAU - Rico em procianidinas, polifenóis e flavonóides, todos com potente ação antioxidante e protetora dos vasos sanguíneos.
CAJÁ - Rico em carotenóides com poderosa ação antidante, que diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
CAJU - Fonte de vitamina C, que previne gripes e resfriados e ajuda na cicatrização de feridas e lesões.
CAQUI - Auxilia no funcionamentos intestinal devido ao seu teor de fibras é rico em betacaroteno que é um poderoso antioxidante.
CENOURA - rica em carotenóides com poderosa ação antioxidante, que diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
CLOROFILA - Possui ação desintoxicante.
CUPUAÇU - É rico em pectina, uma fibra solúvel que regula a taxa de glicose no sangue e ajuda no controle do colesterol.
ESPINAFRE - Rico em folatos, que ajuda a reduzir o risco de doenças cardicas. Possui tuteína, que ajuda a previnir a degeneração macular, um problema de retina que afeta principalmente os idosos.
FiGO - É rico em potássio, cálcio, fóforo, fibras e por ser fonte de carboidratos também é energético. Possui um componente chamado benzaldeído, que é anticancerígeno.
FRAMBOESA - Contem fibras, ferro e bioflavonóides que protegem contra o câncer.
GOIABA - Rica em vitamina C. Possui licopeno, um poderoso antioxidante que mantém a juventude das células por mais tempo, previne vários tipos de câncer e de doenças degenerativas.
GRAVIOLA - É rica em carboidratos, contituindo-se uma importante fonte energética.
HORTELÃ - Estimula o aparelho digestivo e tem também propriedades anestésicas.
KIWI - É rico em vitamina C e tem propriedades laxativas.
LARANJA - É rica em vitamina C, tornando o organismo mais resistente às infecções Possui propriedades laxativas e diuréticas.
LIMÃO - É rico em vitamina C.
MAÇÃ - Rica em pectina, ajuda a regular a taxa de glicose e colesterol. Possui quercetina, antinflamatório que atua na prevenão de doenças, principalmente o câncer e as degenerativas.
MAMÃO - Tem propriedades laxativas e calmantes. Seu conteúdo em betacaroteno o toma um poderoso antioxidante. Contém, ainda, papaína, uma enzima que ajuda na digestão.
MANGA - Fruta com fortes características antioxidantes. Tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal. Possui propriedades diuréticas, aconselhável a quem tende a reter líquidos no organismo.
MANGABA - É eficaz contra úlcera, herpes e tuberculose. Tem ação digestiva.
MARACUJÁ - É rica rica em vitamina C e niacina. Contém uma substância sedativa chamada passiforina, indicada como calmante.
MELANCIA - É diurética e é fonte de licopeno, que atua no combate aos radicais livres.
MELÃO - Possui propriedades hidratantes e diuréticas, e possui efeito laxativo.
MORANGO - Constitui uma excelente fonte de vitamina C e é considerado diurético e laxativo. Indivíduos com tendência a desenvolver cálculos renais devem evitá-lo por seu alto teor de ácido oxálico.
PERA - É uma das frutas mais ricas em sais minerais, que ajudam a manter o equiíbrio interno. Como contém um alto teor de fibras, é eficaz no combate à prisão de ventre.
PÊSSEGO - É fonte de minerais, vitaminas e fibras e é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino.
PINHA - Fonte de vitaminas do complexo B, que contém um alto teor de carboidratos sendo considerada, portanto, altamente energética.
PITANGA - Possuiu elevado teor de fitoquímicos com alto poder antioxidante.
SERIGUELA - Contém carboidratos, cálcio, fósfoo, ferro e vitaminas A, B e C.
TAMARINDO - É ricoem sais minerais e possui propriedades laxativas, estimulando o funcionamento intestinal.
TANGERINA - Concentra vitaminas B e C, magnésio, cálcio, fósforo e fibras que contribuem para um excelente funcionamento intestinal.
TOMATE - Rico em vitaminas A e C e em minerais. Grande fornecedor de fibras, e o principal: valiosa fonte de licopeno, um caratenóide que é um poderoso antioxidante.
UMBU - É rico em carboidratos, sendo considerado, assim, uma fruta energética. É fonte de vitamina C e B.
UVA - É um rico depósito de compostos antioxidantes. Contém resveratrol, que inibe o agrupamento de plaquetas e , consequentemente, a formação de coágulos sanguíneos.


Fonte - Guia Nutricional /COMPÃO - Especializada em lanches e sanduíches.
http://www.compao.com.br