•  
     

Formatar o HD pode estragar o Hardware?

Este é mais um dos mitos relacionados aos componentes do nosso computador.

Muitos usuários têm dúvidas quanto a diversos componentes do computador. Neste meio, diversas situações complexas e até mesmo lendas são espalhadas a cada dia, o que pode deixar muitas dúvidas em quem não conhece bem as peças há um bom tempo.

No caso dos discos rígidos, por exemplo, muitos acreditam que formatá-los é um processo que pode danificar o componente. Para diversas pessoas, isso diminui a vida útil do HD e pode fazer com que ele apresente mais falhas ou erros após diversas formatações.


Mas é verdade?
Não há grandes estudos na prática sobre o resultado de diversas formatações no disco rígido, o que dificulta a exatidão de uma resposta para os usuários. No entanto, nada de diferente acontece no HD ao formatá-lo, seguindo os padrões normais de funcionamento que acontecem simplesmente ao ligarmos o computador.

Desta forma, podemos entender que o processo de funcionamento de um disco rígido é mecânico, e como tudo o que é mecânico, hora ou outra estraga. Você liga o computador, e ele começa a girar em velocidades altíssimas, o que nativamente já causa algum desgaste.


untitled.JPG
untitled.JPG (16.74 KiB) Visto 60 vezes


Cuidados essenciais

Na realidade, nos discos rígidos comuns, que, como citado anteriormente, giram em velocidades muito altas, o melhor que se pode fazer para conservá-los é não causar impactos no componente ou gabinete enquanto eles estiverem ligados.

Optar por marcas confiáveis e de procedência ao comprar um novo HD também é algo recomendado, o que dúvida trará mais durabilidade ao componente. E, formatando-o ao menos em períodos normais de uso, dificilmente ele apresentará problemas em decorrência disso.





Fonte: http://softservicos.blogspot.com/2009/0 ... dware.html