•  
     

Fifa cria manual de conduta para jogos da Copa das Confederações

São 50 regras para evitar tumultos nos estádios. Uma das novidades beneficia até a mãe do juiz.



A Fifa criou um manual de conduta para os torcedores na Copa das Confederações. São 50 regras para evitar tumultos nos estádios.

Uma das novidades beneficia até a mãe do juiz. Estão proibidos gritos e palavrões. As medidas de segurança na entrada dos estádios são rigorosas para que esta Copa das Confederações seja muito animada e civilizada.

Nas lojas até tem, mas cornetas e tudo que faz barulho está ficando meio de lado. “Trocam as buzinas por bandeiras, por chapéus, por camisas, faixas e tudo mais”, afirma o atendente Felipe Prado.

O torcedor com algo que produza ruído excessivo será barrado. Nem as caxirolas, aprovadas pelo Ministério do Esporte, serão aceitas para não atrapalhar as estrelas da festa.

Xingar o juiz, nem pensar. Quem exagerar nos palavrões pode ser retirado do estádio. Bandeiras só sem mastro, ou com cabos plásticos de no máximo um metro. Armas serão identificadas pelos detectores de metal. Garrafas ou latas de bebida também ficarão de fora. A venda só dentro do estádio, e em copo plástico.

Estão vetados também, dentro do estádio, sinalizadores, fogos de artifício, tudo que produza fumaça. As regras valem para todos os jogos da Copa das Confederações. O primeiro teste será em Brasília, onde neste sábado (15) vão jogar Brasil e Japão.

As cadeiras são marcadas. Torcedores dos dois times poderão ficar lado a lado. Em Brasília, quem jogar lixo no chão nas áreas próximas ao Estádio Nacional no sábado, dia do jogo, vai ser multado. As multas podem chegar a R$ 5 mil.


Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noti ... acoes.html