•  
     

'Fifa 09' é reprodução fiel do universo do futebol

Gritos da torcida, replays on-line e riqueza de detalhes impressionam.
Versões de Xbox 360 e PlayStation 3 se destacam; confira análise.


Veja-a-ficha-completa-de-'Fifa-09'.jpg
Veja a ficha completa de 'Fifa 09'


O futebol nos transforma em bárbaros. O futebol virtual, com um pouco mais de méritos, nos transforma em bárbaros que podem até perder a amizade, mas nunca a comemoração depois de um imbatível gol de falta (quase) do meio-de-campo, de uma virada com dois jogadores a menos desde o primeiro tempo, de um lançamento errado que acabou sendo o melhor do mundo...



Leia mais análises de Games



"Fifa 09" é capaz dessas façanhas, e de outras ainda, como fazer a pessoa deixar de jogar "GTA IV" e "Guitar hero" por um tempo e até esquecer expressões como "nada é melhor que 'Winning eleven'". Com diversas melhorias do que você viu em "Fifa 08" e mais algumas idéias muito bem executadas, a versão deste é um título indispensável para quem não vive sem futebol.

A reprodução fiel do universo boleiro é marcada pelos gritos de torcida, pelos dribles característicos de determinados jogadores e, claro, pelas situações típicas dos melhores jogos: tensão, reviravoltas táticas, lances incríveis e até erros do juiz em momentos decisivos.


As versões de Xbox 360 e PlayStation 3 se destacam. Além do visual realista e dos controles aprimorados, têm um dos recursos mais surpreendentemente brilhantes dos jogos on-line recentes. Até 20 pessoas podem disputar um mesmo jogo em rede, cada uma delas controlando um determinado jogador. Com direito a suporte a voz, para que aquele mexicano na ala direita consiga pedir a bola antes mesmo de você dominá-la. Prepare-se, então, para (re)encontrar todos os estereótipos de jogadores com os quais você convive desde as peladas na escola: o fominha, o "estrategista", o cabeça-de-bagre, o atleta-de-Cristo.
Futebol e games se unindo em uma mesma função social.



"Fifa 09" também está disponível para PC, PlayStation 2, Wii, PSP e DS. Enquanto no Wii e nos portáteis o jogo se adapta às características de cada plataforma, a versão de PC e de PlayStation 2 fica sendo, mais uma vez, uma pequena atualização da edição anterior, terminando muito atrás do "Fifa 09" da "nova geração".

Ronaldinho (Milan), Rooney (Manchester United) e, ao fundo, uma arquibancada quase cheia para mais uma-partida-de-'Fifa-09'-no-Xbox-360-e-PlayStation-3.jpg
Ronaldinho (Milan), Rooney (Manchester United) e, ao fundo, uma arquibancada quase cheia para mais uma partida de 'Fifa 09' no Xbox 360 e PlayStation 3


Cada vez melhor



Os comandos em "Fifa 09" ficaram mais precisos, corrigindo qualquer problema que geralmente era atribuído ao fator "jogabilidade". A movimentação dos jogadores está mais natural, e a possibilidade de reproduzir dribles complexos transforma profundamente os jogos. A notícia ruim é que o grau de complexidade tem aumentado bastante, exigindo muita habilidade no controle para combinar seqüências corretas e aplicar desde elásticos até dribles "pessoais" de Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo, por exemplo.

O modo on-line de 10x10 é surpreendente. Você escolhe seu time, área de atuação no campo e parte junto com os outros nove amigos (ou desconhecidos ao redor do mundo) para "dar o melhor de si". Nesse modo, cada um comanda um jogador e deve seguir a "aplicação tática" para não comprometer "o trabalho do grupo". O jogo tem suporte a voz, e isso facilita as coisas: basta gritar no microfone para se comunicar com o time, desde que seja na língua certa.

No PC, 'Fifa 09' ainda não atingiu o nível 'nova geração'. Está mais bonito que no ano-passado-mas-fica-atrás-das-versões-de-console.jpg
No PC, 'Fifa 09' ainda não atingiu o nível 'nova geração'. Está mais bonito que no ano passado, mas fica atrás das versões de console


Primeiras e segundas

"Fifa 09" tem as principais ligas do mundo, com a reprodução detalhada de uniformes, aparências de jogadores e estádios. No Brasil, apenas Goiás e Internacional são "improvisados" - não aparecem com nome nem distintivo oficiais. Corinthians e Fortaleza, que este ano disputaram a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, aparecem na liga "Resto do mundo". O que, afinal, não é tão ruim, já que estão ao lado de times como o Boca Juniors - que sofre por "Fifa" não contar com o campeonato argentino

Petr Cech, goleiro do Chelsea, pede desculpas ao time depois-de-bater-um-tiro-de-meta-sem-muita-inspiração.jpg
Petr Cech, goleiro do Chelsea, pede desculpas ao time depois de bater um tiro de meta sem muita inspiração


Como na vida real


Uma das novidades da "Fifa 09" no PC, Xbox 360 e PlayStation 3 é o modo "Live season", uma das alternativas de jogo. Funciona como um pacote de atualização que leva a seu jogo, uma vez por semana, informações sobre os jogadores de determinado campeonato. Os números traduzem o desempenho de cada atleta na vida real, e interferem no rendimento no game. Se Wayne Rooney estiver jogando mal no Manchester United, a versão virtual dele terá uma queda em atributos como chute, velocidade ou até mesmo temperamento.

A boa idéia fica comprometida quando você percebe que pode escolher gratuitamente apenas um campeonato - as atualizações para os demais são pagas. Nesse catálogo não está disponível o campeonato brasileiro, mas é possível escolher entre as ligas de França, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra e México. As atualizações estarão disponíveis até maio de 2009.

Outras funções que já estavam disponíveis em "Fifa 08" continuam este ano: gravar o replay e enviá-lo direto de seu videogame para o site da comunidade; modo "be a pro", em que você comanda um jogador ao longo da temporada; trilha sonora diversificada e compatível com o clima do jogo.

Seja qual for seu time, sua divisão ou seu modo de jogar, "Fifa 09" é, como uma final de Copa Libertadores, programa obrigatório.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,M ... TEBOL.html
 
Fifa é muito massa! :lol:
 
Eu to esperando pelo PES 2010

Esse sim eh futebol!

Show, gráficos ótimos!
 
prefiro pes 10