•  
     

Feira dos games !

Com estimativa de receber a visita de 40 mil pessoas, entre convidados, jornalistas e profissionais da indústria dos games, a Electronic Entertainment Expo (E3 2009) acontece nesta semana em Los Angeles (Califórnia, EUA). Oficialmente, o evento vai de terça (2) a quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Los Angeles, mas empresas como Microsoft, Electronic Arts e Ubisoft farão apresentações próprias já nesta segunda (1º).

A edição 2009 marca o retorno do evento aos “tempos de glória”, com estandes maiores, superproduzidos, e participação efetiva das principais empresas de jogos. São mais de 100 expositores, incluindo Capcom, Epic, Konami, Square Enix, Take Two. As três fabricantes de consoles, Microsoft, Sony e Nintendo, também marcam presença na E3 para mostrar seus próximos games e tentar surpreender o mercado com novos lançamentos.

A Microsoft promete “transformar a visão do consumidor sobre entretenimento doméstico” – o que pode significar jogos que reconhecem o movimento do jogador e novos conteúdos pela rede Xbox Live. A Sony levanta expectativas sobre corte de preços e possíveis novos modelos de seus videogames, PlayStation 3 e PSP. Já a Nintendo, com o Wii liderando as vendas, pode ampliar seu catálogo de séries famosas, como “Mario” ou “Zelda”, sem deixar de apostar nos jogos inovadores.

Novo formato

A E3 é realizada pela Entertainment Software Association (ESA), entidade que representa as empresas do setor de games nos Estados Unidos. O evento aconteceu pela primeira vez em 1995, e em seu auge reunia cerca de 60 mil pessoas – quando ainda era aberta ao público. Em 2007 e 2008, a E3 foi reduzida e a participação foi restrita a convidados.