•  
     

Fazendo papel reciclado

reciclagem-papel-passo1.jpg
reciclagem-papel-passo1.jpg (14.59 KiB) Visto 497 vezes


A reciclagem do papel pode ser feita artesanalmente ou em grandes indústrias, sendo um processo que conquista cada vez mais espaço – visto que as questões ambientais vêm sendo tema do nosso dia-a-dia.

Para tal fim, gera-se menos poluição, e água e energia são mais poupados, além de um número considerável de árvores. Assim, a reciclagem de papel é uma boa alternativa para o que diz respeito à sustentabilidade, embora não deva ser a única opção para tal, pelos motivos citados. Vale lembrar que poluição e gasto de energia e de água nulos valem mais, ecologicamente falando, do que apenas reduzir estas taxas.

Considerando estes fatos e alertando seus alunos para os mesmos, uma oficina de papel reciclado visando a confecção de cartões comemorativos poderá ser executada. Tal atividade permitirá que eles saibam mais sobre as propriedades do papel, ao mesmo tempo em que são estimulados a trabalhar em grupo, desenvolvendo a socialização, criatividade, educação ambiental e cidadania.

Materiais necessários:

1. Papéis (jornais, revistas e folhas impressas de escritório)
2. Água
3. Liquidificador
4. Molduras de madeira com telas finas de nylon
5. Molduras de madeira vazada (sem tela)
6. Bacias de plástico, retangulares e de medidas maiores do que as das telas
7. Panos velhos, cortados em formato retangular e esponja

Procedimentos:

• Rasgar os papéis em pedaços pequenos e colocá-los em uma bacia com água, onde deverão ficar de um dia para o outro, para amolecerem. Vale ressaltar que os papéis não devem ser cortados, uma vez que tal processo enfraquece as fibras de celulose.

• Juntar esta mistura no liquidificador, na proporção de dois copos de água para um de papel. Caso desejem um papel mais fino, adicionar um pouco mais de água.

• Despejar a mistura na bacia retangular e, em seguida, colocar a moldura vazada sobre a moldura com tela, mergulhando-as verticalmente.

• Deitar as molduras no fundo da bacia, com a vazada voltada para cima.

• Trazê-las, devagar, para a superfície.

• Esperar que o excesso de água escorra para dentro da bacia e, depois, retirar a moldura vazada, cuidadosamente.

• Virar, lentamente, a moldura contendo os papéis sobre um pano esticado, com jornais embaixo para se retirar o excesso de água. Para o mesmo fim, passar uma esponja ou pano sobre a tela, mas sem friccionar.

• Levantar a moldura, com bastante cuidado.

• Deixar a folha de papel ainda úmida sobre o pano e jornais para secar. Quando isto ocorrer, separar o papel reciclado, que estará pronto para ser utilizado das mais diversas formas.

Dicas:

Corantes naturais, como beterraba, espinafre, urucum e açafrão poderão ser acrescidos à mistura no liquidificador, para dar um colorido especial.

Flores secas de camomila, marcela-do-mato, ou ervas como alecrim e lavanda podem conferir um odor agradável ao papel.


Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/es ... iclado.htm