•  
     

FADO DE PORTUGAL

Quando se fala de Portugal uma das coisas em que pensamos é "FADO".

Depois de ter sido representado durante décadas por Amália Rodrigues, o "Fado" é hoje um dos símbolos maiores de Portugal .

Considerado a expressão da alma portuguesa, o "Fado" é cantado em bares e restaurantes em quase todo o país e acompanhado pela "guitarra portuguesa".

O "Fado" terá nascido de várias influências: música tradicional portuguesa, música dos escravos negros vindo de África, influências árabes entre outras. Alguns dizem que o "Fado" tem muito a ver com a música cantada pelos escravos no Brasil, conhecida por "Lundumn". Uma das mais famosas canções de Amália chama-se "Barco Negro" e fala da "sanzala" o que prova que nem sempre o "Fado" tem a ver com o mar. Ainda hoje uma das características dominantes do "Fado" é a melancolia e a palavra chave é a "Saudade".

Não importa qual a origem do Fado, o que interessa salientar é que este se tornou um tesouro nacional a preservar, daí que esteja em marcha o processo para a sua classificação como Património Mundial.

O Fado toca-nos pela melodia e pelas palavras e mesmo aqueles que não falam português não ficam indiferentes como nos provam os espectáculos que têm lugar em vários pontos do mundo e que atrem milhares de pessoas.


fado.jpg
fado.jpg (12.99 KiB) Visto 238 vezes




Fonte: http://www.portugal-virtual.net/portugu ... l/fado.htm