•  
     

Faça seu Mouse Pad

"Tendo em vista que o preço de mousepads de alto nivel tipo os everglide, func, allsop e etc está muito alto por causa do dólar, e tb pq muita gente não consegue encontrar um mousepad ideal, resolvi então montar esse tutorial. Alguns que me conhecem sabem que costumo fazer mousepads meio exóticos, e quem experimenta muitas vezes acaba pedindo um hehe. Após detonar bastante coisa aqui em casa (coisas q não estavam sendo usadas né, sou _________ mas nem tanto ), encontrei uma forma de fazer mousepad que praticamente todos aqui devem ter em casa o material suficiente. Já fiz 2, deslizam muito, funcionam perfeito com a linha MX da logitech e com os oticos da microsoft (pelo menos com o 1.1 e o explorer).

Peço que não deletem esse tópico, não tem exatamente a ver com CS mas se fosse postado no off acho que o pessoal daki que procura um mousepad melhor não iria ver. E principalmente pq deu um pequeno trabalho pra escrever hehe.

Não garanto que dê certo, pq vai depender do cuidado da pessoa ao fazer o mousepad. Mas se seguirem a formula certinha é bem provável que dê certo. Então, vamos lá.

Material necessário:

1 - Tesoura ou estilete

2 - Cola, de preferencia Super Bonder ou algo semelhante. Em último caso dá pra usar aquela tradicional cola branca líquida, a famosa tenaz hehe.

3 - Um mousepad daqueles de propaganda que vc recebe e joga fora, ou então algum mousepad convencional que vc tenha em casa. Mais detalhes sobre isso vão ter mais pra frente.

4 - Sabe aquela apostila do ano passado (faculdade ou colegio ou sei la o que), ou aquele treco que vc mandou encadernar, ou até mesmo divisória de fichário..... Então, to querendo me referir a aquele plástico preto (ou colorido no caso da divisoria de fichario) que uma face é altamente reflexiva e lisa, e a outra é fosca e um pouco áspera. Então, é isso aí que vai precisar. Recomendo que, antes de tirar isso da sua "apostila/trabalho encadernado/fichário", teste com seu mouse passando pela parte áspera, pra ver se o seu mouse funciona bem (nem sempre todos esses plasticos são iguais, então pode ser que o que vc tem em casa não seja bom pra mouse ótico).

Até aí nada de anormal...

5 - Álcool (tipo zulu mesmo hehe) e Lustra Móveis (isso mesmo). Já reparou que quando passa lustra moveis em algum movel na sua casa ele fica derrapando?? pois é, isso finalmente vai ter uma utilidade huahuah.

6 - Spray de SILICONE. Calma, seu mouse pad não vai ter peitinhos lol. Poucos vão ter isso em casa, mas o silicone é o principal pra esse mouse pad. Existe da marca Jimo, eu aqui em casa tenho um da AC Delco. Custa uns 10 reais o tubo. Se vc não tiver o spray de silicone não tem problema, o primeiro que eu fiz eu não tinha, mas mesmo assim ficou muito bom.

7 - Um paninho qualquer (aqueles de limpeza mesmo)


(Tô escrevendo bastante mas é bem simples, e apesar de tudo dá um ótimo resultado, desde que sejam seguidos todos os passos. Isso não é copiado de ninguém nem de outro lugar, pode ser que alguém já tenha inventado isso tb hehe.)

Juntou o material? Então vamos em frente:

1 - Pegue aquela apostila lá que tem o plástico, tire com cuidado o plástico, ele vai ficar com uams coisinhas tipo quando arranca folha de papel do caderno, pegue a tesoura e corte aqueles pedacinhos. Se for divisória de fichário, provavelmente não vai precisar mexer por enquanto.

2 - Agora pegue o mouse pad que irá ser transoformado. Com muito cuidado, vc vai retirar o pano, ou a parte de PVC. Já tirei de vários, tome muito cuidado pra não arrancar borracha e nem pra deixar pedaço de coisa nele. Tem que ficar 100% liso dos dois lados. Ponha um pouco de álcool no pano e limpe bem pq pode ficar resto de cola e sujeira.

3 - Pegue o seu plástico, ponha o mouse pad em cima (nesse momento seu mouse pad vai ser só um pedação de borracha mesmo, pq retiramos a superfície). Agora você irá recortar o seu plástico para ele ficar no tamanho exato do mouse pad.

4 - Agora pegue seu mouse pad, e coloque ele numa mesa (ou chão mesmo) na posição que ele ficava, ou seja, a parte que tinha o pano (ou o pvc ou sei la o que tinha) fica pra cima. Pegue o plástico, a parte reflexiva e lisa ficará em contato com essa parte onde tinha outra coisa antes (que vc arrancou). Resumidamente, vc estará substituindo a superfície anterior pelo seu plástico, a parte áspera fica pra cima. Agora cole. Faça isso com calma e cuidado, senão vai dar errado, vai parecer que sobrou coisa de um lado e faltou do outro, ou então parecer que ficou ar no meio. Não faça camada alta de cola senão vai causar relevo no mousepad.

5 - Se vc usou super bonder, espere 5 mins pra secar. Se usou cola branca, vai ter que esperar mais, senão vai descolar tudo. Agora tenha cuidado ao manusear o mouse pad pq a cola ainda estará terminando de secar, se descolar ponha um pouco de cola novamente pra ajeitar. Ponha uma quantidade razoavel de álcool com lustra moveis no pano, dê uma "misturada" (no próprio pano) e dê um belo "banho" no seu mousepad hehe, esfregue bastante por ele todo, de forma uniforme.

6 - Se vc tem o spray de silicone, aplique no seu mousepad com uma certa distancia para que o spray não fique acumulado só numa parte dele. Se vc encharcar o mousepad ele poderá ficar muito reflexivo e começar a dar problema pro seu mouse ótico. Aplique só um pouco, e uniformemente pelo mousepad todo, e em seguida rapidamente passe um pano para ajudar a espalhar e retirar o excesso.

7 - Deixe num lugar protegido e, de preferencia, bem-ventilado para a cola terminar de secar e pro mousepad absorver o silicone. De preferência só comece a usar o mousepad no dia seguinte, pro silicone absorver totalmente.

Pronto, agora é só usar. De tempos em tempos (umas 2 semanas de intervalo) vc poderá re-aplicar o silicone, mas se vc for reaplicar vc vai fazer diferente, espirre o spray num pano e seguinte esfregue no mousepad (sempre faça essas coisas uniformemente por todo mouse pad, pra não ficar acumulado). Se vc não tiver silicone, poderá re-aplicar a mistura de álcool e lustra móveis cerca de 1 vez por semana. Procure passar um pano (ou papel higienico mesmo) no seu mouse e mouse pad nas vezes que vc passar muitas horas jogando ou sua mão suar muito.

O resultado final é um mouse leve, resistente, flexível, barato, altamente deslisante, bonito (se for bem feito)

FOTOS
Imagem

Imagem

Créditos: GamesBrasil
 
Massa só não faço um desses aí pois eu ganhei um mouse pad de um site aí uhauhsuhush !!

Mais fico massa !

ótima idéia !!
 
DIEGOOOO Escreveu:Massa só não faço um desses aí pois eu ganhei um mouse pad de um site aí uhauhsuhush !!

Mais fico massa !

ótima idéia !!

meu mouse nen usa isso embaixo! nunca precisei usar isso
 
TUDO ISSO PRA FAZER UM MOUSE PAD? ...RSSSSSSSSSSS.....
ENQUANTO VOCE DIGITAVA TUDO ISSO AI EU JA TINHA IDO NA LOJA E COMPRADO UM PRONTO. POR 3 REAIS.
COLOCA ALGUMA COISA PROFISSIONAL AI MANO. SEM FIRULA.....FIRMZA?
 
Caramba em :D Muito legal mesmo em !
 
onde eu acho o material
 
Fiz o passo a passo desse tutorial e deu certo!

Usei um EVA na cor laranja, colei uns adesivos no EVA e em cima do EVA coloquei uma capa dessas apostilas encadernadas, só que transparente. Colei com super bonder, ficou decente e funciona perfeitinho, rsrs

Obrigado pelo tutorial e ai vai a foto de como ficou meu mousepad caseiro.

Imagem

Abraços.