•  
     

Energia Sem o Uso dos Fios

Energia Sem o Uso dos Fios

Um novo avanço tecnológico foi descoberto pelos MIT (Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), eles conseguiram acender uma lâmpada transmitindo toda a energia necessária por meio da tecnologia, sem o uso de fios.

Segundo alguns pesquisadores, dentro de pouco tempo os telemóveis e outros aparelhos eletrônicos poderão receber energia sem necessidade de estar ligados à corrente elétrica.

Não é novo esse conceito de envio de energia através da rede sem fios, mas até agora a sua utilização em larga escala tem sido considerada ineficaz, uma vez que a energia eletromagnética gerada iria irradiar em todas as direções.

O cientista Marin Soljacic, do MIT, descobriu a maneira de realizar a transferência de energia através de ondas eletromagnéticas definidas.

O segredo é fazer com que os aparelhos, fornecedor e receptor, se comuniquem na mesma freqüência, fazendo com que recebam a energia de forma eficiente, sem a perda que hoje é considerada.

O princípio é idêntico àquele que permite um cantor de ópera partir um copo de vidro com a voz, desde que o objeto se comunique na mesma freqüência da voz.

Os cientistas, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, conseguiram acender uma lâmpada de 60 watts colocada a dois metros da fonte geradora de energia.

Essa descoberta permite pensar num futuro próximo em que os aparelhos telemóveis, eletrônicos e outros, funcionem sem a necessidade de pilhas, evitando os problemas associados à sua reciclagem e aos efeitos nocivos dos químicos tóxicos de que são feitos.

Os cientistas ainda têm muito que trabalhar, pois o processo desenvolvido no MIT é eficaz a 40-45%, ou seja, a maior parte da energia gerada pela fonte emissora não chegou à lâmpada.

Marin Soljacic considerou que o processo tem que, pelo menos, duplicar a sua eficiência, antes de poder competir com as formas tradicionais de fornecimento de energia aos aparelhos elétricos e eletrônicos.

O objetivo é conseguir, por exemplo, que uma única fonte de energia sem fios possa alimentar todos os aparelhos existentes num dado espaço, como a sala de uma casa.

Nos testes até agora efetuados não foram detectados nenhum dano nos telemóveis, computadores portáteis e cartões de crédito que se encontravam no laboratório, mas o MIT admite a necessidade de mais estudos.

A não existência de efeitos secundários nesta forma de transformação de energia tem ainda outro efeito, segundo o MIT, a colocação de pessoas ou objetos entre o emissor e o receptor de energia em nada atinge a passagem da energia.

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidade ... s-fios.htm