•  

Eleições todas no mesmo dia?

Hoje vou tentar ser breve, isto porque já estou um bocado cansado de falar em eleições, especialmente portuguesas.
Nesta altura, os maiores partidos estão a ser ouvidos pelo Presidente da República, acerca do dia das eleições autárquicas e legislativas.
O dia 11 de Outubro (vá-se lá saber porquê) parece ser o dia favorito de todos os partidos para a realização ora de apenas uma das eleições, ora das duas.
O PSD é o único partido que defende que as eleições se devem realizar ambas em 11 de Outubro. Os outros partidos defendem que uma delas (as autárquicas, creio eu) é que se deve realizar nesse dia, e a outra antes ou depois.
Mas antes de mais porque razão este ano é o ano de todas as eleições e porque razão se fala na possibilidade das duas restantes se realizarem no mesmo dia? Tudo se deve á abstenção, que os nossos políticos querem evitar ao máximo. E acham portanto que o vão conseguir dessa maneira. Alguns dizem também que se poupa mais dinheiro assim (não me perguntem como).
Eu sou contra por dois motivos:
Acho que se dois actos eleitorais se realizarem no mesmo dia, vai ser uma confusão. As pessoas vão misturar eleições que eu considero de objectivos completamente diferentes.
Acho um crime forçar a que as pessoas deixem de ver o trabalho dos autarcas (na sua individualidade) como factor avaliativo no dia das eleições, e passem a ver apenas o nome do partido que vão votar duas vezes no mesmo dia.
Depois tenho sérias duvidas: Como se realizarão as campanhas eleitorais? Vão se misturar? será que os partidos vão ter de trabalhar a dobrar para conseguirem numa semana fazer campanha para duas eleições? Ou será que a campanha vai ter o dobro do tamanho normal?
Depois tenho um motivo que é apenas de âmbito pessoal, mas que não deixa de ser compreensível:
Se as eleições se realizarem ambas em 11 de Outubro, então não terei possibilidade de votar por uma unha negra, o que me deixa particularmente irritado.
É que a partir do dia 11 de Outubro terei oficialmente idade para votar. Mas infelizmente, não o poderei fazer porque, por muito optimista que possa ser, e por muito confiante que esteja no programa simplex, só por cegueira posso acreditar que me vão arranjar o cartão de eleitor em apenas umas horas.
É mais um motivo que me faz agarrar-me ainda mais ao Bloco de Esquerda, é que é o único partido que tem a coragem de defender o voto aos 16 anos, que se já tivesse sido implementado, não só eu poderia votar em ambas as eleições (independentemente do dia em que estas se realizassem), como teria já votado nas europeias.