•  
     

ELEIÇÕES DO FUTURO NO BRASIL UTILIZANDO A BIOMETRIA

Avatar do Utilizador
Gilvan
Super Membro 11
Super Membro 11
Mensagens: 2129
Registado: 11 jun 2008 01:49
Localização: Pernambuco
TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentou nesta quinta-feira em Brasília o “Kit Bio”, um conjunto de equipamentos que serão utilizados para cadastrar o eleitorado brasileiro por leitura biométrica nas eleições municipais deste ano.
bio.jpg
bio.jpg (9.41 KiB) Visto 394 vezes


Os eleitores terão seus dados pessoais, impressões digitais e fotografia coletados pelo sistema. A previsão do TSE é de que em dez anos 100% dos eleitores do país já estejam cadastrados no novo sistema que, de acordo com o órgão, será o maior do mundo em número de registros biométricos.
O projeto será testado inicialmente apenas em três municípios, que receberão os equipamentos compostos por um laptop, máquina fotográfica digital e o leitor biométrico a partir da próxima segunda-feira (3).

Os quase 50 mil eleitores de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO) serão os primeiros a ter o cadastro biométrico nas próximas eleições. Cada município receberá 20 “Bio Kits” e terão o acompanhamento de técnicos da Polícia Federal.

O TSE informa que a escolha dos municípios seguiu alguns critérios, como população aproximada em 15 mil pessoas, estar prestes a revisar o cadastro dos eleitores, ser sede de zona eleitoral e também estar próximos à capital do seu Estado.

Segundo informou o TSE, os atuais títulos eleitorais não precisarão ser trocados com a introdução do novo método de identificação. A foto do eleitor captada pelo sistema ficará armazenada no cadastro eleitoral e servirá para que o mesário identifique a pessoa caso não seja possível pela forma biométrica.

Biometria

A biometria –do grego: bios (vida) metron (medida)– é um estudo estatístico das qualidades comportamentais e físicas do ser humano. O termo refere-se principalmente ao uso do corpo (impressões digitais, por exemplo) em mecanismos de identificação.

Os aparelhos biométricos funcionam por meio da captura de amostras do ser humano –íris, retina, dedo, rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo. Essa amostra é transformada em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações.

A biometria se baseia na idéia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser e os transforma em padrões. A técnica foca as chamadas “mensurações unívocas”.





Fonte: http://conhecendoseumicro.blogspot.com/ ... toral.html
  • Similar Topics
    Autor
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Voltar para “Brasil”

  •  
     

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Yahoo [Bot] e 5 visitantes