•  
     

Edward Munch - O Grito

Edward Munch - O Grito

O Grito.jpg



Uma das perguntas mais freqüentes em História da Arte, sobre o quadro “O Grito”, de Edward Munch é o motivo do grito. O que aconteceu para aquela expressão de medo, quase terror, pintado pelo artista no ano de 1893 ?
Finalmente, agora sabemos. Há um ano atrás, a revista Sky Telescope, especializada em astronomia, tornou pública a pesquisa de três cientistas, liderados pelo físico e astrônomo DON W. OLSON, da Universidade do Texas, com a ajuda de computadores da última geração e farta documentação, esclareceu o motivo do grito.
Em 26 de agosto de 1883, um terremoto de proporções apocalípticas, tirou do mapa a ilha vulcânica de KRAKATOA, em Java, na Indonésia. Foi a maior Tsumani do século 19.
Foram tantas lavas e ondas gigantes, antes do mar engolir toda a ilha que até em Nova York, os efeitos do sismo foram sentidos.
O New York Times registrou que o horizonte da cidade tingiu-se de escarlate, manchando o céu e as núvens, e uma estranha fuligem cobriu a cidade, deixando as pessoas temerosas.
Munch passeava com dois amigos pelo caminho de MOSSEVEIN na zona portuária de Oslo, quando os reflexos da tsumani, na Indonésia alcançaram os céus da Noruega.
Crepúsculo como aquele nunca vira. “De repente, ficou rubro anotou o artista em seu diário” e uma profunda melancolia e tensão se apossou de mim.
Curvei-me sobre a mureta para apreciar as nuvens cor de sangue a língua de fogo que passava sobre os FJORDS.
Meus amigos foram embora e eu fiquei só, trêmulo e ansioso, como se tivesse ouvido um grito cortante e interminável atravessando a natureza
O pintor nunca esqueceu aquela tarde, prometendo a si mesmo que no momento oportuno reproduziria aquele instante em uma tela.
Finalmente, quase 10 anos depois, em 1893, o quadro foi pintado como parte de um trabalho “A FRISA DA VIDA”, derivado de experiências pessoais do artista.
A este trio de cientistas é que a História da Arte deve essa descoberta.


Fonte: http://www.galeriamalivillasboas.com.br/dicascul/munch