•  
     

Duas necrópoles dos séculos IX e VI a.C são descobertas no s

Duas necrópoles dos séculos IX e VI a.C são descobertas no sul da França

PERPIGNAN, França (AFP) — Duas necrópoles dos séculos IX e VI a.C. e dos séculos II e IV d.C., com um total de 350 túmulos, foram descobertas em Perpignan (sul da França).

duas_necropoles.jpg
duas_necropoles.jpg (13.28 KiB) Visto 691 vezes


"Trata-se da descoberta de um conjunto bem organizado", declarou à AFP Assumpcio Toledo Y Mur, engenheira de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP), que dirige as excavações. "Desde os anos 50, é a descoberta mais importante de uma necrópole proto-histórica", acrescentou.

As duas necrópoles ocupam uma superfície total de 1,5 hectare no local onde uma estrada está sendo construída.

Os arqueólogos iniciaram os trabalhos no dia 31 de março e ainda têm dois meses para terminar o trabalho.

Na necrópole mais recente, 38 tumbas com esqueletos e mais de 300 urnas contendo cinzas e fragmentos de ossos foram desenterradas de uma profundidade de 60 a 80 centímetros.

As duas necrópoles estavam localizadas em um terreno que havia sido transformado em área de cultivos durante o período medieval, constataram os pesquisadores com base em alguns vestígios de viticultura.

Fonte: http://misteriosantigos.com/artigos/mod ... itemid=168
 
Os arqueólogos desfrutam, constantemente,de um sabor indescritível,é o sabor da descoberta.
deve ser muito instigador e fascinante passar horas e horas em seus estudos, vasculhando e imaginando os povos e culturas remotas ...tenho uma amiga que é uma felizarda: passou na primeira fase do vestibular pra arqueologia e caminha rumo a aprovação da segunda fase.