•  
     

Diga olá para o Ares Nebula!

Vem aí o sucessor de um dos programas de compartilhamento mais populares.
A semelhança do nome “Ares Nebula” com “Ares Galaxy” não é mera coincidência: Ares Nebula será o nome da terceira versão do Ares Galaxy. Finalmente os usuários de um dos maiores programas de compartilhamento de arquivos terão à mão uma novidade que deixará a todos de cabelo em pé.

Se você é fã do Ares Galaxy e pensava que o programa estava prestes a morrer, devido ao aparente abandono dos desenvolvedores, fique tranqüilo. A rede Ares Galaxy não só vai sobreviver, como terá um software com muito mais recursos. Dentre eles você verá funcionalidades como a busca de arquivos em várias redes diferentes, como Kad, eMule, BitTorrent e outras. Leia até o fim e fique maravilhado com as várias possibilidades que o programa trará.

Veloz, leve e portátil

O Ares sempre foi um programa leve, de instalação rápida e que consumia poucos recursos do sistema. Mesmo assim, os desenvolvedores revisaram todo o código do programa e deixaram o Ares Nebula mais leve e mais rápido, mesmo com a presença de várias novas funções, fazendo com que a nova versão raramente passe dos 3 MB de RAM utilizados. Não bastasse isso, a terceira versão do Ares não necessitará de instalação, o que o torna totalmente portátil, o que o alinha às tendências atuais dos programas que estão sendo lançados. Quem gostaria de carregar seu compartilhador de arquivos no pendrive, já deve estar salivando.

Várias redes em um só programa

Aqueles que não dispensam o uso do eMule ou preferem baixar seus arquivos via torrent, poderão abandonar a utilização de vários programas, um para cada rede. O Ares Nebula dispensará a necessidade de ter um programa instalado para cada rede diferente. Será possível fazer o download a partir das redes eMule, Kad, Torrent e Pando (que ainda é pouco utilizada por brasileiros).

Mas o que realmente faz do novo Ares um mega programa de download é o seu suporte a sites de compartilhamento online, como RapidShare e Megaupload, sites de vídeos, como o YouTube e mais de 30 outros serviços e também o download direto através do link do arquivo. Ou seja, a terceira versão do Ares tem a ambição de dispensar qualquer outro programa de download. Prefere ouvir músicas via streaming? Sem problemas! O Ares será compatível com o serviço Last.fm, o que elimina mais um software do seu computador.

Busca integrada

Nenhum programa até hoje foi capaz de fazer o download de um mesmo arquivo a partir de redes diferentes. Ao menos nenhum fez isso de forma satisfatória. Pois o Ares Nebula terá um sistema de pesquisa que fará a comparação do hash dos arquivos para verificar se eles realmente são idênticos, mesmo que seu nome não seja exatamente igual. Para quem não sabe, hash é a identificação única de um arquivo. Em síntese, você não precisará mais fazer uma busca para cada rede diferente, pois o Ares se encarregará disso. Bastará você digitar o que procura para que todas as redes disponíveis sejam pesquisadas.

Logicamente, nos primeiros dias depois do lançamento do Ares Nebula, essa tecnologia — também chamada de InterSharing — a qualidade e a velocidade dessa funcionalidade não chegarão à sua capacidade máxima, visto que há a necessidade de que o sistema seja treinado para que chegue à perfeição. Porém, dentro de pouco tempo espera-se que não haja qualquer tipo de problema no download de arquivos a partir de várias redes.

Pensa que acabou? O Ares Nebula poderá fazer pesquisas não só de arquivos “baixáveis”, mas também em redes sociais, desde que você tenhas cadastro em um dentre as dezenas de serviços compatíveis com o programa. Quer encontrar seu amigo sem abrir seu navegador? Utilize o Ares e encontre-o buscando em todas as redes ao mesmo tempo.

Possibilidades extraordinárias

Um dos fatores que confere ao Ares Nebula a qualidade “impressionante” é o recurso chamado WhatIHear (WIH – ou “o que eu ouço”). Similar ao serviço Midomi, o WIH é destinado àqueles que não lembram ou têm poucas informações sobre a música desejada. Bastará que você ligue seu microfone e cante parte da melodia, para que o Ares compare o que você cantou com a base de dados e encontre a música que você quer. Se você não lembra como cantar, ou se não se acha suficientemente afinado, bastará digitar no campo de pesquisa algo como “música do comercial de margarina”, para que o programa encontre todas as canções que já foram utilizadas no comercial da marca de margarina que você digitou.

Não bastasse esse inacreditável recurso, o programa ainda corrige possíveis erros de pronúncia. Assim, se você quer baixar uma música de uma banda alemã e não sabe muito bem como falar o título, o Ares consertará seus erros de pronúncia e fará a pesquisa pela música certa.

Um programa que aprende

A cada novo recurso descoberto, você ficará mais maravilhado. O Ares Nebula será capaz de aprender os seus gostos e avisá-lo caso você esteja fazendo o download de arquivos que não correspondem àquilo que você costuma baixar e ouvir. Isso é possível através da análise permanente dos seus downloads. Depois de pouco tempo de utilização, o Ares será perfeitamente capaz de dizer qual tipo de música é do seu gosto e alertará se você estiver baixando algo que não vai gostar.

Aprender os gostos do usuário não é algo tão novo, já que existem vários programas capazes de fazer isso. Porém, nenhum oferece o recurso de downloads adiantados. Você provavelmente pensou “Hã?”. Nós explicamos: depois de estudar quais são seus estilos preferidos, o Ares poderá procurar arquivos e fazer o download antes mesmo de você mandar. Logicamente isso será feito quando você não estiver usando o PC, para que o programa não atrapalhe.

Satisfeito? As novidades não acabaram. Em certas ocasiões, o Ares poderá verificar se você está utilizando o computador e decidir tomar todo o controle de si mesmo para fazer os downloads. Assustador? Pode ser, mas também é um grande avanço na tecnologia e o primeiro passo para o domínio das máquinas sobre o homem (risada tenebrosa).

Falando sério: não há como o Ares se tornar autônomo e estragar o seu computador (como nos filmes de ficção científica), ou transformar os cabos em pernas e braços para atacar os usuários, pois ele não foi programado para isso. Pelo contrário, ele foi desenhado com códigos que o proíbem da fazer o download de arquivos nocivos ao computador ou tome qualquer procedimento que o ponha em risco.

Dispositivos

Não adiantaria ter tantos recursos se eles fossem limitados. O Ares Nebula será compatível com praticamente todos os dispositivos móveis disponíveis, como por exemplo MP3 players, seu PSP ou celular. Ele fará até a conversão de arquivos para os formatos adequados, quando necessário. A conexão com os dispositivos poderá ser feita através de Bluetooth, infravermelho ou USB. Você poderá até criar os seus ringtones personalizados diretamente da interface do Ares.

Quem não sai de casa sem mudar as músicas presentes no MP3 player vai adorar a funcionalidade de downloads adiantados, que foi mencionada há pouco. Ela transfere automaticamente as músicas para o seu MP3 player, incluindo a pontuação que você deu a cada uma (caso o seu dispositivo suporte esse recurso). Você poderá ter a certeza de que somente serão transferidas músicas que realmente sejam do seu gosto.

Segurança

Uma das principais preocupações quando se fala em P2P, ou qualquer outro tipo de compartilhamento de arquivos, é a segurança. Vírus são ameaças constantes em todas as redes e infestam os resultados de suas buscas, disfarçando-se de arquivos reais. O Ares Nebula virá com um antivírus embutido, para que nenhum arquivo nocivo seja baixado acidentalmente. Além disso, toda e qualquer comunicação entre os usuários do serviço será criptografada com uma chave de 2048 bits, o que torna praticamente impossível que os dados sejam decodificados por quem não deveria ter acesso a eles.

Lançamento

O Ares Nebula ainda não está disponível para download nem há uma previsão de lançamento, mas assim que for possível baixá-lo, você o verá aqui no Baixaki. Serão lançadas versões para Windows, Mac e Linux.