•  
     

Diferenças entre mouse Óptico e a Laser

Os mouses dos tipos ópticos e laser têm o mesmo princípio básico, eles fazem leituras (como se ficassem tirando fotos) da superfície sobre a qual são usados e calculam o movimento baseando-se na diferença entre uma imagem e outra.
Imagem

Mouse óptico e mouse a laser são distintos apesar de tecnicamente serem bem parecidos devido a aparência, já que ambos possuem aquela "luz vermelha" em baixo. A diferença entre o Óptico e o Laser, é que o Laser por ser uma luz mais forte e densa pode captar mais DPI`s(Média de 3600 DPI), isso ajuda a aumentar a resolução da imagem e, portanto, pode apontar com mais precisão e em uma taxa muito mais rápida. Já o Óptico utiliza fotodiodos e LED (Light Emitting Diode) e sua captura de movimentos chega ao máximo de 1000 DPI.

Imagem
Os mouses a laser são programados para diminuir a intensidade do laser quando não estão em uso (quando o usuário fica um determinado tempo sem mover o mouse), para economizar bateria caso de mouses sem fio e para prolongar a vida útil do laser. É necessária uma pequena fração de movimento para o mouse retomar a intensidade do laser e passar a detectar os movimentos com capacidade total novamente. Embora essa fração seja bem pequena e às vezes nem mesmo notável, é indesejável para os fanáticos por jogos. Então para diminuir a latência e aumentar a velocidade de resposta, alguns fabricantes fazem mouses para jogadores que não possuem essa programação ou que podem ser devidamente configurados através de software específico, desta forma, ele fica operando o tempo todo com sua intensidade normal.
Os mouses a laser são indicados para usuários o qual necessitam de muita precisão mesmo, pois os mouses ópticos já são bem precisos. São os jogadores fanáticos e os que utilizam programas de edições gráficas que os usam em maior escala.


O lazer do mouse pode cegar em contato com o olho?

Não chega ao extremo de cegar, porém causa danos a visão como qualquer outra fonte de luz, então mantenha sempre o feixe de luz do seu mouse óptico para baixo, afinal não tem oh porque de olhar para está luz.

Fonte