•  
     

Dicas para você adestrar seu cão surdo

No artigo anterior, falamos que, através de vibrações, o cão com deficiência auditiva consegue captar algumas informações. E uma outra maneira, muito eficaz, que você pode utilizar durante o treino de um cão surdo, são os estímulos visuais.

Luz vermelha

Chaveiros com luz laser podem ser bastante úteis na educação do cachorro surdo. Para chamá-lo, você pode apontar o laser para onde o cachorro estiver olhando, caso ele esteja de costas. Sempre que fizer isso e ele vier em sua direção, dê um petisco bem gostoso ou lhe faça carinho. Em pouco tempo, o cão irá associar a luz ao seu chamado.

Luz branca

E, como já falamos inúmeras vezes aqui no Bicho Amigo, é de extrema importância de impor limites ao comportamento do cão e fazê-lo entender a palavra “Não”. Mas como fazer isso com um cachorro surdo? Assim como um cachorro sem nenhuma deficiência, ele deve entender que determinado comportamento está errado.

Uma das formas é utilizar também uma luz para indicar essa bronca. No caso, se a luz vermelha de um laser é usada para dar comando ao animal, uma luz branca – de uma lanterna, por exemplo – pode ser usada como sinal de proibição, como eu fiz no treinamento da Charlotte no quadro Dr. Pet.

O certo e o errado

E existem também algumas outras repreensões que podem ser adotadas para o cão que não ouve as palavras de restrição. Por exemplo: se o cachorro não deve subir no sofá e o fizer, dê a bronca no exato momento da ação indesejada. Borrifar água no focinho do cão é uma boa saída.

Se o cachorro estiver distante de você, use uma guia longa para ensiná-lo que não deve agir de determinada forma. Ainda usando o exemplo do sofá, dê um pequeno tranco na guia quando ele ameaçar subir no móvel. Mesmo sem poder utilizar a palavra “Não”, é uma maneira de fazê-lo entender que tal atitude é errada. Sempre ressaltando que não se deve usar nenhum tipo de punição que machuque o cachorro, sendo ele deficiente ou não. E não se esqueça de sempre recompensá-lo quando ele agir corretamente: dê petiscos e encha-o de carinhos!

Desta forma, você e seu cãozinho superarão todos os obstáculos e terão uma ótima comunicação!


Fonte: http://colunistas.ig.com.br/bichoamigo/ ... cao-surdo/
Anexos
drpetensinacaosurdo.jpg
drpetensinacaosurdo.jpg (17.25 KiB) Visto 962 vezes
 
VO ADESTRA MINHA MAE !! INTAO