•  
     

Dicas para Organizar Seu HD

Programas facilitam a tarefa de fazer cópias de segurança e arrumar o conteúdo do HD.

Feita a limpeza pesada, é hora de desfragmentar o disco rígido e fazer cópias de segurança para manter a salvo aqueles arquivos que não podem ser perdidos.

A desfragmentação é necessária porque os dados são gravados no HD em seqüência e, ao apagar arquivos e gravar outros, é normal que sobrem espaços vazios. Assim, arquivos associados acabam ficando distantes um dos outros, tornando o acesso aos dados mais demorado e derrubando a performance.



hd.jpg
hd.jpg (35.93 KiB) Visto 289 vezes


A função do desfragmentador é agrupar em locais próximos os arquivos relacionados a um mesmo programa, acelerando o acesso e melhorando o desempenho. Além do acessório de desfragmentação que acompanha o Windows, há opções de programas que resolvem o problema.

Uma opção gratuita é o Auslogics Disk Defrag, que pode ser baixado em http://www.auslogics.com/disk-defrag. Não há versão em português, mas com conhecimento básico de inglês é possível compreender os comandos. O programa é eficaz, rápido (a velocidade da desfragmentação depende, obviamente, do tamanho do HD), e fácil de usar. Um gráfico colorido mostra o andamento do processo.

Aproveitando o embalo da organização, que tal programar o backup daqueles arquivos que você não pode perder? Entre as opções gratuitas que dão conta do recado está o Comodo Backup, que pode ser baixado em http://www.comodo.com/products/free_products.html. Infelizmente ainda falta uma versão em português.

Ele permite programar cópias automáticas das pastas do seu computador direto para drives da rede e servidores FTP, além de gravar os dados em CD ou DVD.

O programa faz a sincronia entre pastas automaticamente, ou seja, o que é alterado em um arquivo logo é salvo em sua cópia de segurança, o que facilita bastante a vida dos mais esquecidos. Outra vantagem é que ele faz backup das mensagens do Microsoft Outlook.
Outra opção gratuita e em inglês é o Cobian Backup http://www.educ.umu.se/~cobian/cobianbackup.htm). É uma boa escolha para quem precisa agendar cópias automáticas para diretórios e drives num mesmo computador, em outras máquinas da rede, ou até mesmo para um servidor FTP.

Basta escolher o diretório de origem e o local onde a cópia será gravada. Pode-se optar por backups periódicos, embora ele não sincronize as pastas. A interface é bem simples, dispensando configurações avançadas. O programa pode rodar em background, verificando os agendamentos e efetuando as tarefas marcadas, sem atrapalhar o usuário. O Cobian Backup usa criptografia e compactação de dados.

PRÁTICO E EFICAZ COMO O NERO

Cedo ou tarde será preciso gravar os arquivos em CD ou DVD. O primeiro nome que vem à cabeça quando se fala em gravação de CD ou DVD é o Nero, um programa pago. Uma opção gratuita que substitui muito bem o Nero é o CDBurnerXP, cuja versão em português pode ser baixada em http://cdburnerxp.se. A interface é simples e intuitiva. A metade superior da tela mostra os diretórios do HD. A parte inferior, a seleção que será gravada. Pode-se gravar CD, DVD, Blue-Ray. Há opção para gravar CD de dados, imagem ISO (cópia idêntica do disco), CDs de áudio e cópias de CDs de áudio. Após selecionar o tipo de gravação, basta escolher as pastas e arrastá-las. Depois, é só “queimar” o CD. De quebra, o programa mostra um diagnóstico do gravador e as tarefas que ele pode executar. Apesar do que sugere o nome, funciona tanto com Windows XP quanto com o Vista.







Fonte: http://www.ajudacomputador.org/internet ... ar-seu-hd/