•  
     

Dicas para criar senhas seguras e confira se sua senha é segura.

Caso não queira ler, antes confira se sua senha é segura: Clique aqui.
Sua senha estará segura quando o quadro aparecer totalmente verde, fica melhor o entendimento se traduzir para o português.

Senhas longas
Todo mundo sabe que uma senha longa é mais difícil de ser decifrada. Pode parecer difícil se lembrar de uma combinação longa, portanto, a dica é criar uma frase que faça sentido para você.

Caracteres especiais
Para tornar a sua frase indecifrável, insira pontos, vírgulas, arrobas e números. A dica para você não se esquecer desta miscelânea, é colocar estes caracteres entre as palavras e, mais uma vez, deuma forma que faça sentido para você, mas só para você.

Caixa alta
Diferencie as letras da sua frase usando caixa alta. Insira letra maiúscula no início das palavras ou deixe palavras inteiras em caixa alta, mas faça de uma maneira que seja fácil de lembrar.

Nunca escreva sua senha
As dicas acima são para você nunca precisar guardar suas senhas em papeis, e-mail ou arquivo no computador. Portanto, se apegue no sentido da frase mesmo que ela seja escrita de uma forma completamente estranha.

Não use as mesmas senhas
Atualmente temos contas em dezenas de serviços e cada um deles pede uma senha. Apesar de ser mais fácil usar a mesma, esta tática pode ser bastante perigosa. Seguindo o esquema de frases cheias de caracteres especiais, você pode criar diversas senhas seguras e usar uma para cada site.

Mude com frequência
Ao mudar suas senhas diversas vezes ao ano, você diminui muito as chances de ser hackeado. Estabeleça um cronograma e sempre que mudar a senha de um serviço, mude de todos os outros também. Lembre-se de criar seus sistema de geração de senhas, usando frases que façam sentido para você.

Verificação em dois passos
O Google e a Dropbox possuem um sistema que envia um código ou mensagem via SMS ou aplicativo para você digitar antes de colocar a senha. Esse código é descartável e passa a não valer mais depois que é feito o login, o que torna o acesso aos sites bastante seguro.

Teste sua senha
Utilize sites como este para checar se sua senha realmente é segura. Muitos serviços já possuem este termômetro na página de cadastro, mas vale a pena testar novamente.


Fonte