•  
     

Dicas de segurança para usar o Orkut sem preocupação

Ninguém tem dúvidas de que o Orkut foi uma das melhores idéias para encontrar amigos, falar sobre você, participar de discussões em comunidades, etc. Porém, como todos os recursos da internet, o Orkut também tem seus riscos de segurança, riscos esses proporcionados por pessoas de má fé que às vezes querem apenas incomodar, porém em outras querem informações pessoais e preciosas dos usuários.

Logo, para você aproveitar ao máximo este serviço da Google com o mínimo de riscos, pode seguir várias dicas. Para começar, tenha em mente que a maioria dos riscos da internet estão à solta, mas eles não entram em ação sem que os usuários “puxem o gatilho”, ou seja, eles se aproveitam da ingenuidade e distração dos internautas para se espalhar.

Antes até mesmo de pensar no Orkut, considere seu computador. Mantenha seu antivírus constantemente atualizado e faça scans periodicamente em seu PC.

Agora, sim: o Orkut. Para começar, sua conta
Imagem
Tudo na internet que envolva login e senha precisa de atenção especial. Crie senhas complexas e modifique-as com freqüência. Evite ao máximo divulgar login e senha em sites que não tenham relação com o Orkut e procure sempre desmarcar a opção “Salvar as minhas informações neste computador” quando você utilizar um computador público ou de outra pessoa.
Imagem
Sempre quando você terminar de usar o Orkut, não feche o navegador somente. Clique no link “Sair”, no canto superior direito da página, ou seja, efetue o logout do Orkut para que as informações da sessão não fiquem armazenadas no computador.

Enquanto você navega: Links

Links são uma porta escancarada de vírus e roubo de informações. Basta um clique em um endereço mal intencionado para que seu computador entre em risco. Lembra-se do fator ingenuidade mencionado no começo deste artigo? Pois então, os links maléficos têm a intenção de chamar sua atenção e até mesmo lhe seduzir para que você clique neles e dispare algum vírus.
Imagem
Atenção até com amigos

Enquanto navega pelo Orkut, você está cercado por inúmeras informações. Isso lhe toma a atenção e muitas vezes você clica em links um tanto compulsivamente. “Ah, foi meu amigo quem mandou, então posso clicar!”, você pensa. Porém, não é bem assim.

Muitos vírus e spams mandam propagandas e outras bugigangas através de um perfil “contaminado”, por isso que é sempre possível receber vírus de amigos. Portanto, mesmo que links tenham sido enviados por conhecidos, tenha sempre muito cuidado. Scraps com conteúdo muito generalizado ou padronizado são sempre suspeitos. O que você pode fazer é recomendar que seus amigos enviem links com comentários pessoais ou algum tipo de assinatura.

Escondendo o inimigo

Muitas vezes, um endereço está camuflado por um link falso, uma máscara. Uma dica que ajuda muito é posicionar o cursor do mouse sobre um link enviado, porém sem clicar nele. Repare no canto inferior esquerdo do seu navegador: ele vai lhe indicar o endereço real que você está acessando. Qualquer endereço que não siga o padrão do Orkut ou de outro site de confiança é suspeito.
Imagem
Os milionários e as promoções do Orkut

Outro perigo constante são os famosos “prêmios” que você já ganhou. Quem acessa o Orkut com freqüência cansou de ganhar um milhão de reais a cada semana. Obviamente, esses links são falsos e, no menor dos problemas, são propagandas indesejadas. Não perca seu tempo com eles.

Lembre-se: toda e qualquer mensagem que não tiver um caráter pessoal é, no mínimo, uma mensagem que foi enviada a muitos usuários e tem a intenção de se propagar com facilidade. Ou seja, evite clicar em imagens e links recebidos através destas mensagens e apague este tipo de recado para evitar que curiosos em seu perfil clique nelas.
Imagem
Enquanto você navega: mantendo sua privacidade

A segurança no Orkut não se limita a vírus ou propagandas. Por se tratar de um site de divulgação de perfis, toda e qualquer pessoa pode ter acesso a informações pessoais suas e usar essas informações para fins não muito ortodoxos. Por exemplo, é comum o “clone” de perfis. As fotos e as informações são copiadas em um outro perfil, e este perfil se passa pelo dono de origem.

Em primeiro lugar, seja seletivo para divulgar suas informações. Evite divulgar dados pessoais (documentos, endereços, local de trabalho, telefones) e quaisquer outras informações que podem facilitar a sua localização mais facilmente do que qualquer serviço GPS. Por exemplo, evite participar de comunidades como “Moradores do Bairro...”, “Moradores do Condomínio...”, “Freqüento...”, etc.
Imagem
Convites

Se um estranho bate à porta de sua casa pedindo para entrar, você deixa? Então não faça o mesmo no Orkut. Não aceite convites de pessoas sem que elas expliquem porque estão lhe adicionando. Troque mensagens antes de adicionar alguém, comprove uma relação seja ela qual for.
Imagem
Protegendo fotos e recados
Imagem
Demorou um tempo, mas o Orkut finalmente adicionou recursos para a restrição da divulgação de informações pessoais. Facilmente, você define quem pode ver seus recados, fotos, vídeos e informações de perfil.

Em sua página de recados, você pode definir quem pode lhe enviar mensagens. Desta maneira, estranhos e pessoas que não fazem parte dos seus contatos ficam impedidos de lhe enviar porcarias. Da mesma maneira, você também define quem pode ver seus recados: todos do Orkut, somente seus amigos ou amigos e amigos deles.
Imagem
Para alterar estas configurações, acesse sua página de recados e, no canto superior direito, clique em “alterar configurações”. Na parte de baixo, em “permitir que o conteúdo seja acessado por”, você define quem pode acessar sua página de recados, quem pode ver seus álbuns e vídeos, depoimentos e feeds.
Imagem
Também é possível acessar estas configurações através do link "configurações", no menu da página de seu perfil
Imagem

Fonte: http://baixaki.ig.com.br/info/727-dicas ... upacao.htm