•  
     

Dia de Maia

Maia, na mitologia grega era uma das sete irmãs que, fugindo do gigante Órion, se transformaram na constelação das Plêiades. Era uma ninfa. Com Zeus teve Hermes, o belo mensageiro dos Deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera, por ciúmes de Zeus. Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera. A Maia era consagrado o dia 15 de maio. Na tradição romana, que é uma “cópia” da Grega, Maia talvez seja outra, diferente dessa ninfa da Arcádia, a que personificava o despertar da natureza na primavera e que viria a se transformar na mentora de Mercúrio.
Ela é deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era à ninfa que personificava os lugares frios. Maia também é filha de Atlas e Plêione.

maia.jpg
maia.jpg (11.24 KiB) Visto 1081 vezes


Maya, conhecida na Mitologia Romana como Maia Maiestas - chamada também de Fauna ou Bona Dea (Deusa das Deusas), equivale à antiga deusa italiana da primavera. O mês de maio recebe seu nome, sendo que os dias 1º e 15 de maio são dedicados à ela.
Na Mitologia Grega, Maya era a irmã mais velha das Pleiades, as sete filhas de Atlas e Pleione. Ela e suas irmãs, que nasceram no Monte Cilene - Arcádia, são também conhecidas como as deusas da montanha. Maya era a mais bela e tímida das irmãs. Em uma caverna do Monte Cilene, deu à luz Hermes, filho de Maya e Zeus.





Fonte: http://jornale.com.br/wicca/?p=1858