•  
     

[Download] Desfragmentador de disco

QuickSys DiskDefrag 1.16 Beta

"Organize os dados fragmentados do seu HD com este poderoso desfragmentador de disco totalmente gratuito."

Imagem

Conforme seu disco trabalha, salva dados, apaga outros e os sobrescreve, alguns arquivos acabam se fragmentando ao longo do HD. A princípio, o disco rígido salva todos os dados de forma contínua, mas à medida que é utilizado, espaços ficam livres em diferentes regiões, fazendo com que os arquivos fiquem distribuídos de forma descontínua. O trabalho dos desfragmentadores de disco, como o QuickSys DiskDefrag é justamente reorganizar todos os dados contidos no HD e agrupá-los, de forma que eles fiquem contínuos, aproveitando melhor o espaço físico e aumentando a velocidade com que o dispositivo acessa seus arquivos.

O QuickSys DiskDefrag é um software diferente da maioria dos que povoam a categoria. Ele possui opções que não estão presentes em outros programas, como a visualização individual de arquivos fragmentados e regiões do disco. Além disso, ele é totalmente gratuito, e feito por uma empresa brasileira de software (apesar disso, infelizmente não há versão em português).

Imagem

Depois da instalação, abra o programa e clique na unidade de disco que você deseja verificar a necessidade de desfragmentar. QuickSys DiskDefrag fará uma varredura prévia e mostrará algumas informações. Clique no botão “Analyze” para que seja feito o diagnóstico completo dos dados do HD. Depois de alguns segundos, você verá um gráfico em blocos na área inferior direita, contendo um resumo dos dados do disco rígido.

Você também verá no lado esquerdo estatísticas como o número de pastas existentes, arquivos e a quantidade de dados fragmentados. Uma legenda em cores mostrará os tipos de dados exibidos no diagnóstico, que podem ser, na sequência em que aparecem, espaço livre, diretórios, arquivos movidos, arquivos de sistema, arquivos bloqueados, arquivos normais, compactados e fragmentados.

Depois que o diagnóstico estiver pronto, clique no botão “Defrag and Otimize” para que seja iniciada a tarefa de desfragmentação e otimização do disco. Você deve ter percebido que há uma seta para baixo no botão citado. Clique nela para ver opções adicionais. Você pode solicitar que o QuickSys DiskDefrag faça somente a desfragmentação do disco, sem otimizar o espaço livre, ou somente este último ao invés de desfragmentar. De qualquer forma, o recomendável é fazer os dois, ou seja, clicar no botão, e não na seta.

Imagem

Depois de feito o diagnóstico, você pode clicar em qualquer área do gráfico mostrado como resultado e visualizar os dados daquela parte do disco. Essa opção é útil, pois permite que o usuário saiba quais arquivos estão com maiores problemas de fragmentação.

Opções adicionais

O trabalho do QuickSys DiskDefrag é basicamente melhorar a performance do seu HD, “colando” arquivos que estejam “despedaçados” no disco e arrumá-los para que o dispositivo demore menos tempo para encontrar o que precisa ser acessado. No menu “Options”, em “Process Priority”, você pode definir a prioridade que o processo do programa terá. Isso significa que é possível definir a quantidade de processamento que você está autorizando o programa a usar. Use essa opção com cautela, pois outros programas podem ficar instáveis se você aumentar a prioridade.

Imagem

DICA: quando estiver utilizando qualquer tipo de ferramenta de diagnóstico e otimização, feche todos os outros programas e deixe o computador trabalhar. Desfragmentadores não podem mexer em arquivos que estejam sendo usados, o que torna o processo mais lento e ineficiente. Assim, prefira utilizar o QuickSys DiskDefrag em um momento que você tem a absoluta certeza de que não precisará do PC.

Outra opção interessante, e que complementa a dica acima, está no menu “Action”. Clique nele e depois em “Turn off computer after defrag”. Isso fará com que o QuickSys DiskDefrag desligue o computador para você, assim que o processo de desfragmentação tiver terminado. Muito útil para quem quiser desfragmentar o disco na hora de dormir, mas não quer deixar o PC ligado a noite inteira.

Fonte: BaixaKi