•  
     

Descubra como os astronautas transformam urina em água potável no espaço

Há diversas desvantagens quando se vive no espaço. Uma das mais essenciais é a falta de oxigênio, seguida da inexistência de água em forma líquida. Quando se está trabalhando na Estação Espacial Internacional que orbita nosso planeta, é necessário reutilizar todos os recursos possíveis – isso inclui o próprio xixi dos astronautas.

Através de um complexo processo de purificação, eles conseguem transformar urina em água potável novamente – e diversas vezes. O astronauta canadense Chris Hadfield fez um pequeno vídeo para explicar isso.

Mantimentos espaciais
Há alguns anos, pacotes de água e comida eram levados regularmente para os astronautas. Hoje, eles dispõem de um equipamento capaz de renovar 93% da urina de cada um. Eles dizem, inclusive, que o líquido que bebem é bem mais limpo do que muitas das garrafas de água que bebemos aqui na Terra.

O sistema destilador é composto por centrífugas que purificam toda água e a devolvem em saquinhos prontos para beber. Isso faz da Estação Espacial Internacional um ambiente praticamente autossuficiente – o que é absolutamente necessário quando se está longe da Terra. Confira o vídeo com maiores detalhes de Chris Hadfield:



Fonte : http://www.megacurioso.com.br/exploraca ... espaco.htm