•  
     

Descoberta espécie de planta carnívora gigante que consome p

Avatar do Utilizador
Gilvan
Super Membro 11
Super Membro 11
Mensagens: 2129
Registado: 11 jun 2008 01:49
Localização: Pernambuco
Foi descoberta na península do Cabo York, na extremidade do norte da Austrália, uma nova espécie de planta carnívora denominada Tenax (foto acima).

O ecologista Charles Clarke da Universidade James Cook de Queensland, explicou para a rádio “ABC” que tal achado se trata de uma nova espécie dentro da família das “pitcher plant” (“plantas jarra”).

O cientista ainda comentou que a nova planta é a maior planta carnívora até agora catalogada, tanto que a mesma ao invés de consumir apenas insetos consome também pequenos ratos (camundongos).

Clarke não quis dizer onde é o ponto exato de sua descoberta com receio que a planta seja extinta pela chegada brusca do ser humano ao local. Ele alegou tal coisa baseado no fato de que a dita planta carnívora é muito frágil apesar do seu tamanho. Realmente nessa o sujeito foi muito sensato.

Clarke explicou que existe um enorme interesse nas “plantas jarra” australianas, apesar que se costumava crer que este tipo vegetais costumam crescer em lugares mais exóticos (e por consequência de mais difícil acesso), como Papúa Nova Guiné, Borneo ou na Ilha Indonésia de Sumatra.

O interessante nesta história é que mais uma nova espécie é descoberta neste “conhecido” planeta Terra. Aliás, a descoberta é de extrema relevância para os amantes da ficção científica, já que como foi dito, as plantas carnívoras achadas antes desta só se alimentavem de pequenos insetos. Já a Tenax, se alimenta de animais vertebrados.

Apesar de já ter sido debatido sobre a possibilidade de uma planta carnívora poder comer pequenos animais vertebrados, nada foi confirmado cientificamente até hoje.


planta.jpg
planta.jpg (65.46 KiB) Visto 46088 vezes


A Nepenthes truncata (foto acima), uma planta endêmica à ilha de Mindanao, por meio de experimentos feitos em Lyon, na França, chegou a começar a consumir um rato. O problema é que neste caso a planta consumiu o rato por meio de intervenção humana. Já no caso da planta Tenax, tal coisa foi observada e constatada em pleno meio ambiente em que vive a mesma, sem nenhuma intervenção humana feita no processo.

Finalizando, o importante para mim é saber que até este achado ser feito, “planta carnívora que devora animais vertebrados era coisa de ficção científica”. Agora com este achado, mais uma vez vêmos que a “ficção científica” pode se tornar realidade.



planta.jpg




Fonte: http://robocopvision.wordpress.com/2008 ... nos-ratos/
 
Visitante
e flaso
 
Avatar do Utilizador
djjacksonfive
Mensagens: 1
Registado: 10 nov 2011 13:49
e falso ela nao digere o rato ele deve morrer afogado no acido mas na foto
da pra perceber que ele esta quase inteiro
 
Cris
Também ouvi falar do James Devaac.
Um francês que descobreu uma nova espécie de planta na floresta amazônica.
Nao sei se é falso, mas se não for, o caso é grave.

http://vimeo.com/52352305

  • Similar Topics
    Autor
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Voltar para “Brasil”

  •  
     

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot], Yahoo [Bot] e 9 visitantes