•  
     

Curiosidades sobre o Papado

A renúncia do Papa Bento XVI trouxe à mídia uma série de histórias curiosas sobre o papado. E é isso que nós vamos apresentar nesse texto: algumas histórias e informações inusitadas sobre alguns dos 264 papas que já comandaram a Igreja Católica.

Como todos sabem, o primeiro papa da história da igreja foi Simão Pedro. Lembrem-se da passagem blíblica: “Pedro sobre ti edificarei a minha igreja” – palavras ditas por Jesus Cristo. Pedro morreu como mártir no ano 64 depois de Cristo.

As funções do papa são: direcionar a fé católica, manter a união e a soberania da igreja, reunir os fiéis, atuar com diplomacia e rigor nos casos de desvios de conduta, nomear os bispos e cardeias, canonizar santos e resolver problemas internos do Vaticano. O cargo do Papa é vitalício, ou seja, ele deve permanecer na função até a morte.

Nunca nenhum papa se aposentou na História da Igreja, mas os católicos já tiveram seis renúncias pessoais ao papado. O Papa Bento XVI foi o último a renunciar, e anunciou que deixaria o cargo aos 85 anos, por motivos de saúde.

Uma curiosidade é que o papa Bento IX também renunciou. O fato aconteceu em 1045.

Antes de Bento XVI, o último papa a renunciar foi Gregório XII, em 1415, ou seja, a igreja ficou cerca de 600 anos sem uma renúncia. Saiba mais curiosidades sobre os papas:

O Papa possui um contingente de 110 homens treinados para protegê-lo;

No total, 21 papas morreram como mártires;

85 papas foram santificados;

Treze papas reinaram mais de 20 anos;

A criação do conclave para a escolha do papa aconteceu em 1274;

Dos 264 papas da igreja, 210 nasceram na Itália, 99 deles em Roma.


Fonte : http://www.sitedecuriosidades.com/curio ... apado.html