•  

Cuidado ao receber dois pagamentos do adsense no mesmo mês!

Os atrasos no envio das ordens de pagamento, do Adsense, pode sair caro a quem não analiza bem o que entra na sua conta bancária, quando esta pessoa, não é isenta do imposto de renda.

Nos últimos dias, praticamente, meus dias estão carregados de confusão, e stress, tudo por causa do tal imposto de renda e do tal carnê leão, que segundo o site da receita deve ser pago todo mês que ultrapassar o limite de isenção, em casos de renda vindo do exterior e alguns outros casos informados no site da receita.

Como este ano não vou escapar da isenção, os nervos estão a flor da pele.

Esta madrugada, pensando um pouco tive uma triste decepção. Ontem (Penultimo dia de maio) recebi o e-mail do rendimento, informando ter chegado a ordem de pagamento.

Sem pensar aceitei. Só mais tarde me toquei da tragédia que tinha cometido. Não teria de pagar nem 10 reais de impostos, porém como o pagamento do mês passado recebi este mês também, devido ao atraso, então saí da isenção, e terei de pagar quase R$ 200 reais só para o leão.

Resolvi então analizar mais a fundo, as ordens de pagamento recebidas, e notei que em janeiro houve uma outra catástrofe. Dois pagamentos também no mesmo mês, e deixei passar batido, passou o prazo do pagamento do darf, e portanto terei de pagar com 20% de multa, e mais juros se eu não estiver enganado. Resultado da desgraça: Cerca de R$ 400,00 contando com os impostos de janeiro.

Fiquei muito triste com isso. É um assalto daqueles. Daria para fazer algo mais útil com este dinheiro.

Demorou mais aprendi a lição de que, mesmo que o dolar esteja em queda, as vezes sai mais barato esperar alguns dias para fazer o fechamento da ordem de pagamento recebida.

Ainda estou muito confuso, sobre o pagamento de tais impostos. Eu queria poder pagar tudo de um única vez no próximo ano, mas pelo que entendi terei de pagar então mais 20%, fora juros.

Mês que vem é outro assalto que vou sofrer. Mais uns 400 reais.

Peço que se alguém que entende mais do assunto, ler este post, por favor deixe um comentário, explicando algumas coisas, como por exemplo, como se calcula tais juros.

“Soma-se a taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento do tributo ou contribuição até a do mês anterior ao do pagamento, e acrescenta-se a esta soma 1% referente ao mês de pagamento.
· Não há cobrança de juros de mora para pagamentos feitos dentro do próprio mês de vencimento Ex: tributo vence em 14/11, se pagar até 30/11, não pagará juros de mora, apenas a multa de mora.”

E a informação sobre como deve ser calculado os impostos provenientes dos ganhos do Adsesnse:

“Os rendimentos em moeda estrangeira devem ser convertidos em dólares dos Estados Unidos da América, pelo seu valor fixado pela autoridade monetária do país de origem dos rendimentos na data do recebimento e, em seguida, em reais mediante utilização do valor do dólar fixado para compra pelo Banco Central do Brasil para o último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do recebimento do rendimento.”

Estou muito confuso, nestes 2 itens. No item 1, é se o valor a ser calculado os impostos, é exatamente o da ordem de pagamento recebida, e no item 2, como calcular tais juros.

Muito obrigado pela dica