•  
     

Conta de telefone

A conta de telefone é o documento enviado ao cliente, numa determinada data do mês, com os valores das ligações feitas naquele período.

Cada conta tem, visualmente, um jeito, isso depende da operadora de telefonia da qual se é cliente. Porém, os serviços cobrados não costumam mudar de operadora para operadora. São serviços padrão, toda operadora deve cobrar.

Na conta de telefone encontraremos as seguintes cobranças:

- Serviço medido local: medição por tempo de uso do telefone por tarifação automática, que registra através de impulsos a utilização do local do telefone;



Impulso: unidade de medida da chamada telefônica. Após o atendimento, a cada 4 minutos é cobrado um impulso;

- Impulso de conversação: Em uma ligação, a cada 4 minutos, é cobrado um impulso. Essa medição é reduzida nos sábados, a partir das 14 horas, e durante domingos e feriados nacionais, é contado somente um impulso por ligação, independente do tempo de conversação. Todos os dias, das 0h às 06h, também só conta um impulso.

Esses são os serviços cobrados em uma conta de telefone por impulsos. Atualmente há a opção de uma conta de telefone por minutos, na qual as ligações são tarifadas por minutos e não por impulsos.



Numa conta de telefone, as ligações a cobrar, de celular e para outros estados vem separadas, cada uma com suas especificações e valores. Na descrição de cada ligação, vem especificado o número discado, o horário da ligação e sua duração. No caso da ligações para celular, vem detalhado também a operadora do celular. Já nas ligações para outros estados, a conta de telefone deve especificar o Estado e a cidade para qual foi feita a ligação.

A conta de telefone deve conter todas as informações que poderão ser necessárias ao cliente, como telefone para contato, e-mail e site da empresa de telefonia. Outras informações são importantes na conta de telefone, como o total da fatura, vencimento e mês de referência, e orientações gerais sobre multas, débitos pendentes e código das operadoras de longa distância.

A conta de telefone deve ser clara para o cliente. Ele não deve ter dúvidas sobre as cobranças ali feitas e as informações devem estar completas e corretas.



Fonte: http://www.telefone-ok.com.br/telefone/ ... lefone.asp