•  

Conquistando a confiança do Google - Conquistando o Google

conquistando-o-google.jpg
conquistando-o-google.jpg (13.76 KiB) Visto 191 vezes

O Google é considerado o melhor buscador devido ao seu avançado algorítimo que organiza os sites que aparecem nos resultados das buscas de forma inteligente e rigorosa.

Portanto para que seu blog apareça nas primeiras posições, é necessário que o Google saiba que o seu blog contém as qualidades necessárias para merecer ser destacado. Para conseguir fazer isso, minhas dicas são:

Crie um blog útil para os visitantes
Apesar de todos os critérios utilizados pelo Google na hora de determinar o posicionamento dos sites, minhas pesquisas apontaram que ele também conta com a ajuda de um exército de usuários que classificam a qualidade dos sites e blogs que aparecem nos resultados das buscas.

Estou falando de usuários comuns assim como Eu e Você.

Para você entender melhor, digamos que você vá até o buscador do Google e pesquise pelo termo “Criar Blog”

O Google irá retornar um lista de blogs que foram classificados como relevantes para o termo buscado. Nesta lista você poderá conferir os sites um por um até encontrar o que deseja.

Se você clicar no primeiro site da lista e encontrar o que deseja e decidir permanecer no site, o Google irá identificar que o site em questão está classificado corretamente para o termo Criar Blog e não mudará nada nos resultados.

Mas se ao invés de ficar no site, você decidir voltar até o buscador e clicar no segundo site listado, seja porque não gostou do conteúdo ou porque alguma coisa como banners em excesso, navegabilidade ou design ruim o fez decidir procurar por outro site, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo Criar Blog e que o segundo site deveria ocupar a primeira posição na lista.

Podendo então mudar a ordem dos resultados quando o próximo visitante realizar a mesma pesquisa.

É claro que para que a ordem dos resultados seja alterada é necessário um número razoável de visitantes que realizem as mesmas ações e infelizmente este é um segredo que só o pessoal que trabalha por trás do algorítimo do Google que deve saber.

Portanto o conteúdo de qualidade, navegação clara e design limpo são os principais fatores que ajudam uma página a aparecer nas primeiras posições. Não importa se o seu blog contém apenas imagens ou se é rico em texto, o importante é que o visitante encontre o que precisa.

Atualize frequentemente
Ao atualizar seu blog com freqüência você estará indicando que se importa com seu blog e que o conteúdo pode ser considerado uma fonte de informação.

Eu recomendo que publique novos posts em uma média de 3 a 7 atualizações semanais.

Tenha um domínio próprio
Diariamente milhares de novos sites e blogs são criados utilizando serviços gratuitos como o Blogger e Wordpress.com e a grande maioria destes blogs não são continuados.

O motivo de o blogueiro ter abandonado o blog podem ser vários, mas o principal motivo é que o blogueiro não desembolsou nada e não está preocupado com a renovação do domínio ou com a hospedagem e isso acaba gerando uma infinidade de blogs fantasmas.

Por isso o domínio próprio indica seriedade aos buscadores e acelera o reconhecimento perante o Google

Não copie conteúdo alheio
O ato de copiar conteúdo alheio é mal visto não só pelas pessoas, mas também pelo Google (e outros buscadores) que pode penalizar ou até mesmo banir blogs que copiam.

Este artigo é a segunda parte da série de dicas Otimização de blogs para os mecanismos de Busca.

Fonte: http://www.criarblog.com/2009/02/05/con ... -o-google/