•  
     

Conhecendo melhor o Google Knol - Dá até para ganhar dinheir

Conhecendo melhor o Google Knol - Dá até para ganhar dinheiro $

Com o anúncio do Google Knol esses dias, meio mundo chamou o serviço de um “Wikipédia killer”, mas não é bem assim. O Knol (o nome vem de “knowledge”, “conhecimento”) é um site para agrupar páginas sobre vários assuntos, nisso se parece com uma enciclopédia. No futuro, para quase qualquer coisa que você procurar, vai ter uma página no Knol falando sobre (tal como ocorre com a Wikipédia).

O Knol é um site colaborativo, mas diferente da Wikipédia, quem vai editar precisa ter permissão do autor. Ou seja, você pode criar um artigo e trancá-lo, sem deixar ninguém modificar. Na Wikipédia, isso não existe. No Knol, as pessoas poderão deixar comentários ou sugestões, mas cabe ao dono do artigo aceitá-las ou não.

E um ponto bem diferente da Wikipédia: não há exclusividade! Qualquer um pode criar artigos sobre temas comuns. Na Wikipédia, por exemplo, tem um único artigo sobre “computação”, ou “SEO”, ou “trólebus”. No Knol, quem quiser pode criar seus artigos. E o endereço da página será algo com o nome do usuário na URL, como esta, do Paulo Faustino:

http://knol.google.com/k/paulo-faustino ... et3y4z56/2

Outra coisa, o Google permite que você associe sua conta AdSense ao Knol, podendo ganhar uma parte da renda originada de cliques nas propagandas que tiverem nas páginas dos seus knols. Não fica clara a porcentagem que ficará para o Google. Aparece “0%”, dá a entender que não repartirão a grana, que tudo ficará para o dono do knol (afinal 0% fica definido para eles; em outros projetos que compartilham ganhos do AdSense (usando uma API própria para isso), na tela de aprovação do AdSense, aparecem outras porcentagens). Há quem diga que ele não revele a quantia exata, sei lá. Nesse sentido, o Knol vira uma espécie de HubPages, já conhecida de alguns usuários internacionais (por ter base em inglês). No Knol, você pode (e é até bom) criar conteúdos na sua língua.

Os links que são colocados nos knols (”knol” é o nome dado a cada artigo, também) levam nofollow, de forma que você não ganha nada em peso de links. Se alguém usar um texto seu, você também poderá se sair prejudicado (creio que haja formas de denunciar cópias e plágios).

Uma grande sacada do Knol é que sendo do Google, nada mais lógico do que ele ter lugar merecido na primeira página de resultados da pesquisa Google. Ou seja… Mesmo que talvez não assuma, isso é o óbvio que pode acontecer. A Wikipédia, por exemplo, para muitos artigos sempre aparece em primeiro (ou entre os primeiros) no Google. Com isso, seu knol pode ter muitos leitores, se aparecer em primeiro. Para isso, naturalmente o artigo deverá ser de qualidade, e ter conquistado votos dos usuários.

Além de poder eventualmente ganhar algo com o AdSense (é necessário muitos artigos e de qualidade para algo significante), você pode deixar links para seu site ou outras referências no texto (com naturalidade, nada exagerado também, senão seu artigo pode ter poucos votos, muitas reclamações e você ser taxado de spammer). Mesmo levando nofollow, você pode conquistar vários leitores, que queiram uma complementação ao seu artigo.

É um meio a mais de divulgar conhecimentos, sendo retribuído com créditos por isso. A quem tem blog ou gosta de escrever, é uma grande oportunidade.

NÃO COPIE TEXTOS de outrem para colar no Knol, afinal isso vai reduzir a sua reputação lá dentro, caso contrário reduziria a qualidade dos artigos lá presentes - coisa que o Google não quer, naturalmente.

Fonte: http://www.explorando.viamep.com/2008/0 ... heiro.html