•  
     

Conheça os diferentes tipos de conexão à Internet

Do antigo - mas às vezes necessário - acesso por linha discada às redes 3G, saiba um pouco mais sobre o acesso à web


Imagem


Se você está lendo esta matéria em nosso site, com certeza absoluta está conectado à Internet. E qual tipo de conexão está usando, você sabe? E, além da conexão que seu computador possui, você conhece outras maneiras de se conectar à web e como funcionam? Sabe quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas?

Pois se você não sabe responder muito bem a essas perguntas, esta reportagem pode lhe ser útil. PC WORLD listou os principais modos de se conectar à grande rede e explica como cada um deles funciona, a tecnologia envolvida, seus pontos fortes e fracos. Confira.

Linha discada: Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Este tipo de conexão está caindo em desuso por ser lenta (não passa de 56 kbs, no máximo) e também devido à popularização dos serviços de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferência de dados.

Além da baixa velocidade, a conexão discada não é estável e mantém ocupada a linha telefônica quando se está conecta; ou seja, não é possível falar pelo telefone ao mesmo tempo em que se navega pela web. Dependendo do horário em que o acesso é feito, os gastos com a conta telefônica podem ser altos.

Por outro lado, basta uma linha telefônica disponível e um PC com modem para que a web esteja disponível. É claro que você precisa de um provedor de acesso, que podem cobrar ou não pelo serviço. No caso do acesso pago, são oferecidos diversos tipos de planos, com limites de horas de utilização, volume de dados ou acesso ilimitado. A qualidade e estabilidade dos provedores que oferecem serviço de acesso gratuito pode ser menor do que aquela cobrada.

xDSL: Esse tipo de acesso é fornecido por meio da rede de telefonia convencional mas é diferente do acesso discado. Em primeiro lugar, mesmo que o usuário esteja conectado e navegando pela web, a linha telefônica estará desocupada e pode ser usada livremente para chamadas de voz.

Isso é possível porque um modem xDSL que deve ser instalado converte as informações em um sinal elétrico que trafega em uma freqüência diferente daquela que é utilizada para a voz. Ou seja, um sinal não interfere no outro. É necessário, também, que o PC tenha uma placa de rede Ethernet instalada.

O serviço xDSL também exige a contratação de um provedor de acesso web, já que a concessionária telefônica - por lei - não pode ser o provedor. Cada concessionária, dependendo da infra-estrutura que tiver instalada, pode oferecer diversas velocidades de acesso. No ADSL, por exemplo, a velocidade varia de 256 kbps a 8 mbps; o ADSL2 ou ADSL2+ vai 256 kbps até 24 Mbps; já o VDSL pode chegar a 52 Mbps e o VDSL2 até 100 Mbps. Apesar da popularidade desse tipo de acesso, ele não está disponível em todos os lugares.

O serviço xDSL tem uma característica importante: o compartilhamento da infra-estrutura. Por conta disso, se muito usuários estiverem usando o serviço em determinada região, ao mesmo tempo, a velocidade de acesso será mais baixa do que aquela que foi contratada. Por conta disso, as concessionárias deixam claro no contrato de serviço que garantem apenas 10% da velocidade nominal contratada.

Além disso, a conexão DSL é uma conexão chamada “assimétrica”. Ela oferece velocidade de download maior que a de upload, daí essa assimetria.

Cabo: A conexão via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo.

Tal acesso exige um cable modem e um PC com placa ethernet. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados da web, e o cable modem permite o acesso de seu PC à rede mundial. Uma das vantagens desse tipo de serviço é que a conexão com a web está permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando.

Fonte : http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2 ... -internet/

Créditos à : PC WORLD : http://www.pcworld.uol.com.br
 
Legal, mas na próxima tenta upar a imagem no fórum mesmo, pra ficar nos padrões e medidas corretos! Bem interessante.. :B
 
;B
Valew
é que achei a imagem insteressante
aí tava com um pouquinho de preguiça sabe ?
EHUAEHUAEH
bjos ;*