•  
     

Concurso para hackers em 2009 terá como alvo browsers e smar

Framingham - Batizado de PWN 2 OWN, desafio ainda não tem data e prêmios definidos, mas mira navegadores e sistemas operacionais móveis.

Um concurso para hackers que tem atraído atenções há dois anos terá como alvo em 2009 os browsers e smartphones, de acordo com a empresa responsável pelo desafio chamado PWN 2 OWN.

"Ainda estamos planejando as etapas e como a competição será estruturada", disse Terri Forslof, gerente de segurança responsável pela TippingPoint, que organizou o concurso nas duas últimas edições. Ela não quis confirmar se o desafio será marcado para 16 de março, quando acontecerá a conferência de segurança da CanSecWest, em Vancouver, Canadá.

Enquanto os detalhes ainda não foram divulgados - como as novas regras ou o valor do prêmio em dinheiro para o vencedor - Terri confirmou que o PWN 2 OWN consistirá em dois desafios diferentes para hackers este ano.

O primeiro será um concurso para invadir vários navegadores, incluindo o Internet Explorer 8, da Microsoft, recentemente lançado em sua versão Release Candidate, o Firefox, da Mozilla e o Safari, da Apple. O concurso será feito em um notebook da Sony equipado com Windows 7 - o sucessor do Vista ainda em construção.

O segundo desafio colocará os hackers contra uma variedade de sistemas operacionais para smartphones: Android, do Google, Windows Mobile, da Microsoft, e a versão reduzida do Mac OS para iPhone, da Apple.

Como nas outras edições, os vencedores do desafio cederão os direitos pelas vulnerabilidades que descobriram e pela forma de exploração dos bugs que criaram - ação conhecida como Zero Day Initiative, um programa que paga aos pesquisadores que encontram falhas.

"Usaremos o mesmo processo", disse Forslof, acrescentando que a informação será entregue aos fabricantes dos produtos. Na última edição do desafio, o hacker vencedor invadiu um MacBook em dois minutos e levou um prêmio de 10 mil dólares.

Gregg Keizer, editor da Computerworld, dos EUA

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009 ... artphones/