•  
     

COMPUTADOR 16 VEZES MAIS RÁPIDO QUE UM PC COM TECNOLOGIA NAN

Pesquisadores do Instituto Nacional de Materiais Científicos do Japão anunciaram o desenvolvimento daquele que pode ser considerado o menor computador do mundo. Ele é composto de materiais nanotecnológicos, é centena de vezes menor que as ondas de luz visíveis ao olho humano e seu funcionamento é semelhante ao do cérebro, com suas moléculas interagindo como se fossem neurônios.

COMPUTADOR 16 VEZES MAIS RÁPIDO QUE UM PC COM TECNOLOGIA NANO.jpg
COMPUTADOR 16 VEZES MAIS RÁPIDO QUE UM PC COM TECNOLOGIA NANO.jpg (37.4 KiB) Visto 490 vezes



De acordo com Anirban Bandyopadhyay, responsável pelo projeto, o dispositivo é composto por 17 moléculas de duroquinona (composto utilizado em pesquisas que envolvem nanotecnologia e que é menor do que um nanômetro), com uma delas localizada no centro do aparelho e as demais dispostas ao redor do núcleo, no formato de um anel, o que facilita a comunicação entre elas. A partir de pulsos elétricos gerados de uma agulha condutiva, a molécula central pode enviar, simultaneamente, diversos tipos de comandos as demais moléculas, em formas e posições variadas.

Mas, mesmo com seu microscópico tamanho, esse “micro computador” é poderoso, sendo até 16 vezes mais rápido do que os computadores atuais, executando até 4,3 bilhões de operações por segundo. De acordo com o site LiveScience.com, a idéia é usar este dispositivo para o gerenciamento de equipamentos mais complexos em áreas como a Medicina e também em ambientes industriais.




Fonte: http://conhecendoseumicro.blogspot.com/ ... ue-um.html