•  

[TUTORIAL] Como usar os recursos do BBCode e como fazer um tópico maneiro!

Então pessoal, neste tópico explicarei como funcionam os recursos do BBCode para vocês poderem usar e deixar seus tópicos mais organizados e estéticamente bonitos!
Primeiramente direi o que cada botãozinho faz e logo depois darei algumas dicas!

O que cada botão faz?
Imagem → Negrito: este botão deixa a sua fonte mais gordinha!
Exemplo com a fonte normal: GORDINHA!
Exemplo com a fonte em negrito: GORDINHA!
Exemplo de como ficaria o código:

Código: Selecionar todos

[b]GORDINHA![/b]

Imagem → Itálico: este botão deixa a sua fonte "torta".
Exemplo com a fonte normal: TORTA!
Exemplo com a fonte em itálico: TORTA!

[i]TORTA![/i]

Imagem → Sublinhado: este botão deixa a sua fonte sublinhada.
Exemplo com a fonte normal: SUBLINHADA!
Exemplo com a fonte sublinhada: SUBLINHADA!

[u]SUBLINHADA![/u]

Imagem → Quote: este botão serve para você colocar algo que outra pessoa disse dentro de uma caixa como uma citação.
Exemplo:

NerdBB.com # TaaZ

[quote]NerdBB.com # TaaZ[/quote]

Algo que muita gente não sabe desse código é que dá para colocar um "título" na caixa de citação. Olhem:
tAz /A/ Escreveu:NerdBB.com # TaaZ

Para se colocar um "título" basta fazer como no exemplo:

[quote="tAz /A/"]NerdBB.com # TaaZ[/quote]

Imagem → Code: este botão serve para se colocar um BBCode de um jeito que ele não funcione, por exemplo, quero colocar o código de deixar a fonte em negrito só que não quero que a fonte fique em negrito:

[b]Não quero que fique em negrito![/b]

Imagem → Item: Esse botão coloca a tag [*] na frente do texto selecionado, essa tag dentro de uma lista gera uma bolinha na frente do do texto, e ele só funciona quando se está dentro de uma lista. Exemplo:
Um
Dois
Três
O código disso fica assim:

[list][*]Um [*]Dois [*]Três[/list]

Imagem → Lista: esse botão serve para você colocar linhas como se fossem uma lista, olhem:
Arroz
Feijão
Bife
Código:

[list]Arroz
Feijão
Bife[/list]

Imagem → Lista ordenada: esse botão é praticamente igual o anterior, porém com ele dá para se colocar os itens em forma organizada de acordo com o que precisa colocando apenas "a" ou "1". Vejam para entender melhor:

Primeiro jeito:
1. AK47
2. DEAGLE
3. COLETE

Segundo jeito:
a. AK47
b. DEAGLE
c. COLETE
O código desses dois jeitos ficam assim:

[list=1][*]AK47 [*]DEAGLE [*]COLETE[/list]

[list=a][*]AK47 [*]DEAGLE [*]COLETE[/list]

Imagem → Imagem: Com este código podemos colocar qualquer imagem no fórum pegando o endereço da imagem e colocando ela entre a tag de imagem.
Exemplo: Imagem
Código:

[img]http://www.nerdbb.com/styles/subsilver2/imageset/site_logo.gif[/img]

Imagem → URL: Este botão serve para transformar uma palavra em link para outra página.
Exemplo:
O TaaZ é mitico.
O código dessa verdade ficaria assim:

O [url=http://www.nerdbb.com/member14953.html]TaaZ[/url] é mitico.

Imagem → Background: Este botão coloca uma cor de fundo em seu texto.
Exemplo: [background=green]Verde[/background] [background=red]Vermleho[/background]
Código disso:

[background=green]Verde[/background] [background=red]Vermelho[/background]

Lembrando que pode usar outras cores, é só trocar o nome da cor que sempre tem que estar em inglês!

Imagem → Border: Este botão deixa o seu texto dentro de uma caixa branca. Vejam:
[border]Foco Força e Fé ![/border]
O Código fica assim:

[border]Foco Força e Fé![/border]

Imagem → Center: Este botão deixa o seu texto centralizado!
Exemplo:

[center]TaaZ in Center[/center]
Código:

[center]TaaZ in center[/center]

Imagem → Globo: Este botão foi feito para mostrar videos do site da Globo, para fazer funcionar você precisa pegar a ID do vídeo e colocar entre a tag.
Exemplo:

Código:

[globo]2448577[/globo]

Imagem → hr: Este botão coloca uma divisória no seu post/tópico.
Exemplo:
[hr][/hr]

Código:

[hr][/hr]

Imagem → Spoiler: Este botão coloca o seu texto dentro de uma caixa onde quem vê pode escolher entre ver ou não ver.
Exemplo:

[spoiler]Curioso vc hein?[/spoiler]
Código:

[spoiler]Curioso vc hein?[/spoiler]

Imagem → Video: Este botão faz com que o seu link do youtube vire uma caixa de vídeo do próprio.
Exemplo:

Código:

[video]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ErvgV4P6Fzc[/video]

Imagem → Fonte: Aqui você consegue mudar o tamanho da sua fonte, basta selecionar o texto que quer mudar o tamanho e escolher o tamanho da fonte entre Minúscula, Pequena, Normal, Grande e Enorme!
Os códigos dos tamanhos da fonte são

[size=50]Minúscula[/size]
[size=85]Pequena[/size]
[size=150]Grande[/size]
[size=200]Enorme[/size]

Imagem → Prever: Eu considero esse botão essencial para o seu tópico ficar bonito! Aí você me pergunta: Pooooorque ?
E eu falo: Esse botão é o essencial porque é com ele que você vai descobrir se o seu tópico está ficando bonito antes mesmo de você enviar ele, e ele ajuda muito, muito mesmo, principalmente para descobrir se algum código seu está em conflito com outro!

Imagem → Salvar Rascunho: Com esse botão você consgue armazenar um rascunho do seu tópico para poder continuar ele depois!
Quando você clica em
Imagem irá aparecer isso aqui:
Imagem

Depois é só clicar em "Sim" que seu rascunho ficará salvo! =D
Lembrando que só a mensagem fica salva, os anexos não ficam salvos!
E daí você vem e me pergunta: Como faço para continuar a fazer meu tópico ?
É facil demais continuar a desenvolver o seu tópico, basta você ir em "Painel" lá em cima:

Imagem
Depois clicar em "Rascunhos Salvos":
Imagem
E vai aparecer o seu rascunho, daí é só clicar em carregar e pronto! Fácil né? =D
Imagem

E agora você vem e me pergunta de novo: Como faço para anexar um arquivo e fazer uma enquete?
E eu te digo: É bem fácil também! Para adicionar um anexo basta você ir lá em baixo, clicar em "Selicionar arquivo" e depois realmente selecionar o arquivo que você quer anexar e clicar em "OK", depois você clica em "Adicionar um anexo". Quando clicar em "Adicionar um anexo" irá abrir uma janelinha, essa janelinha segnifica que sua imagem está sendo enviada, ou seja, está fazendo o upload dela, basta esperar que dará tudo certo!
E só para lembrar, não dá para anexar arquivos em formato .bmp, só em outros formatos. =P

Mas, e a enquete?
A enquete também é bem simples! Para se fazer uma basta preencher o que se pede lá nos campos. Como exemplo farei uma enquete aqui neste tópico pedindo a opnião de vocês, veja:
Imagem

como coloco uma assinatura para as minhas mensagens postadas no fórum?

Para se colocar uma assinatura também é bem fácil, basta você ir em "Painel", depois clicar em "Perfil" e então em "Assinatura".
Imagem
Imagem

***Lembrando que na assinatura pode se usar todos os recursos explicados acima, menos imagem!

Mega Créditos para: WeLL, que teve um imenso trabalho para fazer isso ;]

Parabéns a ele, EXCELENTE tópico, parabéns mesmo!