•  
     

Como trazer mais tráfego para seu website.

Como trazer mais tráfego para seu website.

Por Eduardo de Menezes Junior


Hoje estar na internet, já não é o suficiente. Para que você ou sua empresa tenham sucesso, certas ações são necessárias e isto vai desde a montagem do web site até as formas de divulgação.

Aí vem então a clássica pergunta: Como então podemos nos destacar neste universo de 1 milhão de sites registrados no Brasil?

O básico a ser feito para realizar uma ação de divulgação eficiente na internet é o seguinte:

1) Linguagem Simples e objetiva.

Sempre devemos usar uma linguagem simples e objetiva.

Outro erro comum é a empresa achar que o material contido no site tem relevância para o usuário. Normalmente tem relevância para ela empresa, mas não necessariamente para o usuário final.

Neste caso a empresa deve-se colocar no lugar do usuário e verificar se o que está sendo apresentado realmente é importante.

Pesquisas demonstram que caso o usuário não identifique o que procura no intervalo de 4 a 6 segundos, ele desistirá do web site e passará para o seguinte (que poderá ser inclusive do concorrente) em busca do que deseja.

Portanto deixar claro o que a empresa faz e quais são seus produtos e serviços é fundamental para se obter sucesso na internet.

2) Atualização

Este é um dos principais problemas dos sites. O internauta é exigente com relação a este pré-requisito. Se ele começar a navegar no site e verificar que os conteúdos não são atualizados com freqüência, isto gerará um sentimento de frustração que resultará na desistência do usuário em visitar o site.

Neste caso o erro mais comum está nos ombros do dono da empresa que geralmente não tem tempo para este tipo de serviço, afinal ele precisa focar-se em manter a empresa funcionando e “viva”.

3) Navegação

Tornar a navegação complexa e confusa, também dificulta a realização de negócios. Tente deixar a maioria dos conteúdos disponíveis em 1 ou no máximo 2 cliques.

Existe um case na Internet que conta que a Som Livre (http://www.somlivre.com.br/), depois de ter passado por uma reestruturação no site, passou a finalizar a compra em 7 cliques, quando antes eram necessários 12. Esta modificação gerou um aumento de 30% nas vendas do site.

Procure evitar aberturas muito grandes em Flash. Estas apresentações são atraentes, mas somente são viáveis em grandes centros urbanos que dispõem de banda larga. Para os usuários que fazem acesso via linha discada, isto torna-se sofrível.


4) Indique um Amigo e Impressão.

Estes recursos também viabilizam a divulgação do web site, visto que artigos de relevância são divulgados entre pessoas que possuem as mesmas afinidades ou estão interessadas nos mesmos assuntos.

Portanto cuidados com o conteúdo são fundamentais para se obter sucesso na internet. Desta forma o conteúdo também se torna uma importante ferramenta de marketing, pois propicia o chamado marketing viral, ou seja, o “boca a boca” e assim gera tráfego e por conseqüência aumenta as chances de negócio. “Quem gosta indica”.

Certa vez percebemos que após a implementação deste recurso em um de nossos clientes, os usuários passaram a imprimir muito mais os artigos publicados no site.

Isto prova a afinidades que os usuários tem com certo cliente e que esta ação indica justamente o “boca a boca”.

5) Interatividade

Além dos conteúdos, outra importante ferramenta para atrair novos usuários é o recurso de interatividade. Testes, enquetes, fóruns, chats, sons e vídeos (com restrições) sempre são recursos importantes no processo de captação de novos usuários.

6) Captação de cadastros para Boletins (newsletters)

Jamais deixe de ter este recurso em seu web site.

Este cadastro passará a ser a principal fonte de alimentação para as ações de e-mail marketing.

7) Parcerias

A principal finalidade das parceiras é a troca de artigos e banners.

Esta ação possibilita um aumento no tráfego em seu site e por conseqüência aumenta as chances de realizar negócios.

Outras ações de divulgação:

Ferramentas de Busca

O processo de inclusão em uma ferramenta de busca é algo relativamente simples e possibilita aumento considerável no tráfego do site.

Contrário a que maioria pensa, trata-se de um processo barato.

E-mail Marketing

Hoje o e-mail marketing é um assunto polêmico. Apesar de ser uma das mais poderosas ações de divulgação na Internet, se esta não for realizada de maneira correta, além de trazer rejeição à marca da empresa, pode trazer outros problemas no sentido da hospedagem do site.

Correto:

a) Quando e-mail marketing é resultado do cadastramento junto ao site.
b) Quando a empresa permite que o usuário em qualquer momento faça a opção por não mais receber o boletim da empresa.

Incorreto:

a) Mandar para usuários que não realizaram cadastramento.
b) Comprar base de dados de terceiros e, portanto não autorizaram o envio dos boletins. Este tipo de pratica caracteriza SPAM e em alguns países como o EUA já é considerado crime.
c) A empresa pode ser convidada pelo provedor a cancelar a sua hospedagem e se retirar, porque o mesmo não quer associar a sua imagem a uma empresa que realiza este tipo de ação. d) Não realizar o descadastramento quando solicitado.



fonte: http://www.sismica.com.br/conteudo/inde ... view&id=27
 
dicas boas hem.