•  

Como surgiu o Mundo e o Universo? Sempre existiu?.......

Leandro
Guru Acemprol
Guru Acemprol
Registado: 12 set 2008 15:36
Como surgiu o Mundo e o Universo? Sempre existiu? Quem ou o quê criou o Universo? Ou criou-se sozinho?

Querer saber de onde veio a realidade que nos cerca é uma pergunta inerente ao Ser Humano. Desde que pudemos ser considerados por homo sapiens indagamos sobre a origem de nosso Universo, que na antiguidade muitas vezes se restringia ao mundo. E criamos então uma busca pela CosmoGênese (origem do cosmo), que muitas vezes se mistura com a origem do Ser Humano, a AntropoGênese.

Um questionamento tão importante não poderia deixar de receber os mais diversos tratamentos através dos tempos, há inúmeras explicações Cosmogênicas desde períodos imemoriais da história, porém, podem ser agrupados em 4 modos distintos e que ocorreram em épocas diferentes principalmente na parte ocidental de nosso planeta.

Basicamente, podemos dividí-las em:

Cosmogêneses MITOLÓGICAS

Indiscutivelmente as mais antigas remontando a pré-história. Na Mitologia, parte integrante da maioria das religiões, está a mais antiga forma de se tentar conceber e compreender a origem e os fundamentos da realidade que nos cerca, o que nesse contexto geralmente se restringe a alguma região do Mundo. Se baseiam em lendas, mitos, que ao abordar assuntos tão importantes sempre apresentam conteúdos fantásticos e subjetivos. Apesar de geralmente absurdas pelo ponto de vista atual, elas representam a tentativa da humanidade primitiva de explicar questões que até hoje nos afligem, revelam ricos conteúdos psicológicos de cada cultura em que se desenvolveram, e são sempre poéticas e envolventes.

Cosmogêneses FILOSÓFICAS

Tendo origem na Grécia a partir do século VI aC, as explicações filosóficas deixaram de se basear nos mitos e se centraram na razão. Mesmo sem possuir os recursos científicos da atualidade, diversos filósofos elaboraram teorias racionais e geralmente espetaculares para explicar o mundo que nos rodeia, inclusive os astros celestes. Nessa época onde o conhecimento progrediu tanto, mentes humanas ousaram teorias que hoje em dia parecem ainda mais impressionantes.

Cosmogêneses TEOLÓGICAS

A Teologia Revelada, sendo parte da Filosofia, tem predominância racional, mas nesse caso se baseia antes de tudo na autoridade de fontes Religiosas, principalmente a Bílblia. Essas explicações predominantes na Idade Média, fazem uma fusão entre a Razão e os Mitos e representam uma forma de pensamento que na realidade tem representantes ainda hoje, por meio das grandes religiões do mundo.

Cosmogêneses CIENTÍFICAS

Finalmente com a ascenção e domínio da Ciência da Idade Moderna até a contemporaneidade, o Ser Humano desenvolveu explicações com base rígida em cálculos e nas consagradas Leis da Natureza. Tendo já uma visão ampla do Universo inédita em qualquer um dos tipos Cosmogênicos anteriores. Pela primeira vez tentou-se explicar o Universo tendo uma noção mais sólida do que são os astros ao nosso redor, e tendo ciência da imensidão abissal do Cosmo, onde a Terra ocupa apenas um minúsculo espaço. Porém, basta uma simples olhada pelas teorias científicas atuais para percebermos que ainda temos mais perguntas do que respostas.

djhony
Iniciante
Iniciante
Registado: 14 out 2008 09:52
Perguntas sem Respostas ...

Beliinha
:? Acho eu que pode ter sido da grande explosão de uma estrela ( big bang )

destemido
Membro 10
Membro 10
Registado: 28 nov 2008 09:52
foi Deus,pode ter sido através do big bang , ou como outras formas

-.-ZeeH-.-
Membro 3
Membro 3
Registado: 20 fev 2010 20:49
Pergunta pra Deus

Visitante
eu acho que foi pela explosão big bang... :D

c A r l O s
Membro 3
Membro 3
Registado: 13 set 2009 16:07
destemido Escreveu:foi Deus,pode ter sido através do big bang , ou como outras formas

Se foi Deus que criou o mundo , Quem crio Deus ?

Visitante
foi 1 homen muito gati

Visitante
na minha opiniao quem ciou o mundo foi deus

Visitante
na minha opiniao foi deus pois a tantas espesies de de plantas ha e como em uma esplosao irrian existir tantos animais pense nisso

• Similar Topics
    Autor
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Voltar para “Brasil”

•  

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 13 visitantes