•  
     

Como mudar a porta SMTP no Thunderbird.

Desde o dia 01/01/2013 os provedores de acesso a Internet do Brasil, bloquearam a porta padrão do protocolo SMTP que é a porta 25, essa medida tem como propósito de diminuir o numero de mensagens em massa (SPAM) que é enviado por dia no Brasil, afinal a maioria dos vírus e programas que são utilizados por spammers utiliza a porta 25, a partir de agora a porta que deverá ser utilizada para o envio de emails (SMTP) é a porta 587.
Se você utiliza o cliente de email online do seu provedor de mail, como o hotmail, gmail, yahoo, etc, você não deverá ter nenhum problema com o envio de emails, porém se você utiliza um programa cliente de email que é instalado no seu PC, Smartphone ou Tablet, como o Thunderbird e Outlook, você terá que mudar a porta SMTP manualmente. Nesse tutorial eu vou mostrar como mudar a porta SMTP para 587 no cliente de emails Thunderbird (Mozilla), lembrando que os passos devem ser os mesmos para o Thunderbird no Windows ou Linux.

1- Abra o Thunderbird, clique no menu “Ferramentas” e em seguida clique em “Configurar contas“.
Imagem

2- No lado esquerdo clique em “Servidor de envio (SMTP)“.
Imagem

3- Selecione o servidor SMTP que você utiliza para enviar emails, e em seguida clique em “Editar“.
Imagem

4- Na janela que abriu, em “Porta” altere para 587 , feito isso clique em “OK”.
Imagem

Pronto agora o servidor de envio (SMTP) do seu Thunderbird já esta configurado para utilizar a porta 587. Caso você continue tendo problemas para enviar emails, mesmo com a porta 587 definida, verifique no seu Antivírus ou Firewall se a porta 587 esta liberada para o Thunderbird, verifique também no painel administrativo do seu roteador (caso você tenha) em Firewall se a porta 587 esta liberada para o seu IP.

Créditos: Paulo Tacio