•  
     

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga


Você pode montar sua própria rede facilmente com a utilização de um pequeno roteador. Com esse dispositivo você pode automaticamente compartilhar sua conexão com a Internet entre todos os computadores da sua rede, bem como compartilhar arquivos e impressoras. Já que os roteadores também funcionam como um firewall baseado em hardware, ele é também a maneira mais segura de conectar sua rede à Internet. A instalação é realmente muito rápida e você pode literalmente montar sua própria rede em apenas alguns minutos. Neste tutorial mostraremos a você como montar sua própria rede usando um roteador.

roteador-tipico.JPG
Figura 1: Um roteador de banda larga típico


O que é um roteador? Além do nome sugestivo, o roteador é um dispositivo que integra várias outras características:

Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente sua conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Você também pode configurá-lo para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente, por exemplo).

Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório.

Switch: Quase todos os roteadores também integram um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente no roteador sem a necessidade de qualquer periférico extra. Você também pode expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador. Portanto, para uma rede pequena com até quatro computadores você não precisará de um hardware extra para montar sua rede.

Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e, portanto você não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede (você deve configurar as configurações de rede dos PCs da sua rede em “configuração automática”). Este recurso permite a você conectar qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional. Apenas conecte e use!

Wireless: Os roteadores mais modernos possuem rede wireless como opcional, permitindo a você conectar computadores sem a utilização de cabos. No entanto, os computadores precisarão de placas de rede sem fio e a instalação desse tipo de placa em cada computador da sua rede pode sair caro. Mas esta é uma solução muito interessante para a sua casa ou pequeno escritório onde você tem um ou dois notebooks com placa de rede wireless: simplesmente ligue os computadores e você estará on-line. No entanto existem vários riscos de segurança e opções de configurações avançadas que devem ser feitas para usar o recurso de rede sem fio de forma segura. Leia nosso tutorial Habilitando Segurança em Redes Wireless para aprender mais sobre o assunto. Leia nosso tutorial Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga caso queira montar uma rede sem fio.

Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora nele. Isto é realmente muito interessante, pois permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se você precisa compartilha sua impressora entre todos os computadores e o seu roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando você quiser imprimir algo. Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de um outro computador ligado para usar a impressora. Se você escolher comprar um roteador com este recurso, você precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB.

novo-roteador.JPG
Figura 2: Porta paralela em um roteador com o recurso de servidor de impressão.


Tudo o que você precisa para montar sua rede usando um roteador é o roteador, claro, que atualmente é realmente barato (eles custam algo entre R$ 120 e R$ 200 dependendo da marca e dos recursos extras), um cabo de rede pino-a-pino para cada computador que você deseja conectar na rede (este cabo pode ser comprado já pronto e é chamado UTP, Unshielded Twisted Pair, isto é, par trançado sem blindagem; você deve comprar um cabo Cat 5, que geralmente é azul ou cinza) e, é claro, uma conexão banda larga com a Internet (cabo ou ADSL).

cabo-de-instalaçao.JPG
Figura 3: Cabo de rede típico


Seu modem banda larga (cabo ou ADSL) será conectado na porta chamada “WAN” do roteador, enquanto todos os outros computadores serão conectados nas outras portas disponíveis no roteador, geralmente chamadas “LAN”. Se você precisar de mais portas, compre um switch externo e conecte-o a uma das portas LAN disponíveis no roteador. Você precisará conectar a outra ponta dos cabos nas placas de rede localizada nos computadores, é claro. Atualmente todos os computadores possuem uma porta de rede integrada à placa-mãe (“rede on-board”). Se você tem um computador antigo sem esta característica, precisará comprar e instalar uma placa de rede (também chamada placa de rede 10/100 ou placa de rede Ethernet).

como-instalar-na-banda-larga.JPG
Figura 4: Como conectar seu roteador banda larga.


O botão “uplink” precisa estar desabilitado. Este botão é usado quando você usa um tipo diferente de cabo, chamado cross-over, que não é o caso. O botão reset pode ser útil em algumas situações de reparo. Como você pode ver, você precisa conectar seu roteador à fonte de alimentação que vem com ele.

a-porta-da-rede-de-um-PC.JPG
Figura 5: Exemplo de uma porta de rede em um PC


O botão “uplink” precisa estar desabilitado. Este botão é usado quando você usa um tipo diferente de cabo, chamado cross-over, que não é o caso. O botão reset pode ser útil em algumas situações de reparo. Como você pode ver, você precisa conectar seu roteador à fonte de alimentação que vem com ele.

entrada-de-um-notbook.JPG
Figura 6: Exemplo de uma porta de rede em um notebook.


Você não precisa se preocupar em instalar o cabo de rede no conector errado: o plugue de rede (que é chamado RJ-45) só se encaixa na placa de rede.

Após conectar os cabos, ligue o seu modem banda larga, seu roteador e um dos computadores para acessar o painel de configuração do roteador. Você precisará fazer algumas configurações básicas – por exemplo, escolher o tipo de conexão que você tem, cabo ou ADSL.

Configurando os Computadores
Todos computadores na sua rede precisam ser configurados para obter suas configurações de rede automaticamente do servidor DHCP (que é o seu roteador). Esta é uma configuração padrão do Windows, mas é sempre bom conferir para verificar se os seus computadores estão configurados corretamente.

Para configurar seus computadores, clique em Iniciar, Configurações, Conexões de Rede. Uma tela parecida coma a mostrada na Figura 7 aparecerá. Dê um duplo clique na placa de rede que está conectada ao roteador.

como-configurar.JPG
Figura 7: Conexões de rede.


Na tela que será mostrada (Figura 8), clique em Propriedades. A tela mostrada na Figura 9 aparecerá. Dê um duplo clique em Protocolo TCP/IP e a tela da Figura 10 será mostrada.

como-coloca-em-funcionamento.JPG
Figura 8: Status da conexão de rede. Você deve clicar no botão Propriedades.

como-funciona2.JPG
Figura 9: Propriedades da placa de rede.


Nesta tela você deve selecionar “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Isto fará com que seu computador pergunte ao seu roteador que configurações ele deverá usar. Não esqueça de clicar no botão OK para que as alterações sejam efetivadas.

Agora que seus computadores já estão corretamente configurados, você deve configurar seu roteador.


URL: http://www.clubedohardware.com.br/
 
massa...
 
massa a materia n e pq foi eu q fiz n mais ta muito boa